Edição do dia

Domingo, 25 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
14.9 ° C
15.9 °
14.9 °
72 %
5.1kmh
20 %
Dom
17 °
Seg
19 °
Ter
20 °
Qua
20 °
Qui
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Workshop de design sonoro na USJ providencia introdução ao sistema de áudio...

      Workshop de design sonoro na USJ providencia introdução ao sistema de áudio de 24 canais

      Três especialistas em som da Ottosonics, da Áustria, vão estar no campus da Ilha Verde da USJ entre 19 e 23 de Fevereiro para um Workshop Criativo de Design Sonoro. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar com um sistema de áudio de 24 canais, aprendendo a criar música para sistemas sonoros imersivos com múltiplas entradas de som.

       

      Numa iniciativa da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São José (USJ), o Workshop Criativo de Design Sonoro vai permitir que participantes aprendam a configurar um sistema de áudio de 24 canais na USJ, bem como criar áudio para sistemas multicanais imersivos. Com duração de cinco dias, entre 19 e 23 de Fevereiro, entre as 10h e as 18h, o workshop conta com a moderação do professor Gerald Estadieu e será orientado por três especialistas da área que pertencem ao colectivo Ottosonics, da Áustria.

      Originalmente desenvolvido em Ottensheim, Áustria, em colaboração com o Tangible Music Lab da Universidade de Artes de Linz, o projecto tem-se expandindo para outros países, vindo agora pela primeira vez à Ásia, indicou a organização. A Ottosonics é, em suma, uma plataforma de ensino e intercâmbio em que se pretende tornar os formatos de áudio imersivos acessíveis aos artistas sonoros e performativos, bem como às instituições culturais e educativas, e para facilitar a sua utilização nas artes e na cultura. A iniciativa permite que artistas estabeleçam trocas sobre diferentes métodos técnicos e criativos, partilhando conhecimentos artísticos e tecnológicos no domínio da música acústica e electrónica.

      Na sala dos media no campus da Ilha Verde, no primeiro dia do workshop, a 19 de Fevereiro, os participantes vão começar por aprender a montar os altifalantes, com a montagem do chassis impresso em 3D, PCB, e cablagem de tomadas e conectores. Nesse dia irá ainda decorrer uma palestra aberta ao público pelas 19h, onde os representantes da Ottosonics irão falar sobre o trabalho de investigação desenvolvido em Linz e Ottensheim. No segundo dia, é dia de acabar a montagem do sistema, colocando e preparando todas as peças na sala, fixando colunas e cablagem. Depois do sistema de altifalantes pronto, no terceiro dia do workshop é feita uma introdução ao som imersivo, com uma palestra sobre o tema e configuração do software. Quinta-feira é dia de experimentações sonoras, com exemplos didácticos de técnicas de espacialização. Também se dará início à criação de um “primeiro projeto ambisonics a partir de pistas stereo ou outros formatos multicanal”, partilhou a organização. O workshop termina na sexta-feira, a 23 de Fevereiro, com experimentações avançadas, tutoria de cada projecto, escuta colectiva e técnicas alargadas. O programa encerra em tom de festa às 19h com um concerto e Manu Mitterhuber Enrique Tomás da Ottosonics.

      Fundador da Ottosonics, Manu Mitterhuber é músico, designer de som e compositor para dança contemporânea e teatro, tendo ainda trabalhado como produtor musical em várias bandas e projectos. O interesse em som ao vivo e a “combinação de habilidades analíticas e artísticas em acústica, electrónica e composição” levaram-no a fundar o projecto Ottosonics em 2021. O colega Enrique Tomás, por seu turno, é um artista sonoro e investigador pós-doutorado que dedica o seu tempo a encontrar novas formas de expressão e jogo com som, arte e tecnologia. O seu trabalho explora a intersecção entre arte sonora, música computorizada, meios locativos e interação homem-máquina. Martin Kaltenbrunner, por fim, é professor de Design de Interação Tangível, chefe do Tangible Music Lab e diretor do programa de mestrado Postdigital Lutherie no Instituto de Estudos dos Media da Universidade de Arte e Design de Linz.

      As inscrições para este “Workshop Criativo de Design Sonoro”, que será lecionado em língua inglesa, podem ser feitas a partir da página electrónica da USJ.