Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
14.9 °
14.9 °
77 %
8.8kmh
40 %
Qui
15 °
Sex
16 °
Sáb
14 °
Dom
20 °
Seg
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Detectado caso provável da doença de Creutzfeldt-Jakob

      Detectado caso provável da doença de Creutzfeldt-Jakob

      Os Serviços de Saúde informaram ontem que foram notificados pelo Centro Hospitalar Conde de São Januário para a detecção de um caso provável da doença de Creutzfeldt-Jakob. Segundo as autoridades, trata-se de um caso esporádico, que não está relacionado com o consumo de carne de vaca ou de produtos derivados da carne de vaca. “Os contactos gerais não propagam a doença, pelo que os residentes não precisam de estar preocupados”, lê-se no comunicado dos Serviços de Saúde.

      Os Serviços de Saúde explicam que a detecção foi feita numa residente de Macau, de 64 anos de idade, doméstica aposentada, que desde Agosto de 2023 começou a apresentar sintomas como declínio progressivo da memória e incapacidade de responder correctamente às perguntas, tendo recorrido a instituições de saúde do interior da China e de Macau.

      Em Dezembro do mesmo ano, devido ao agravamento dos sintomas e à agitação emocional, a doente recorreu novamente ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário, e foi internada para tratamento médico. O resultado do teste laboratorial revelou reacção positiva à proteína do prião na amostra de líquido cefalorraquidiano, tendo a doente recebido alta no início de Janeiro de 2024, sendo o seu estado de saúde normal. Os seus familiares não apresentaram sintomas semelhantes.

      De acordo com o historial clínico, as manifestações clínicas e resultados laboratoriais da doente, foi diagnosticada como caso provável de infecção pela doença de Creutzfeldt-Jakob do tipo esporádico. Durante o internamento, a doente não foi submetida à operação cirúrgica e, como a doença pode ser transmitida por dispositivos médicos que podem ser contaminados pelo prião, todos os dispositivos invasivos utilizados neste caso são descartáveis, tratados como resíduos infecciosos, e incinerados a altas temperaturas.

      Em Macau, foram relatados três casos da doença de Creutzfeldt-Jakob do tipo esporádico em 2012, 2017 e 2019, respectivamente, informam os Serviços de Saúde, esclarecendo que a doença de Creutzfeldt-Jakob variante está relacionada com o consumo de carne de vaca ou de produtos derivados da carne de vaca contaminados com encefalopatia espongiforme bovina (doença das ‘vacas loucas’); enquanto a doença de Creutzfeldt-Jakob clássica não está relacionada com o referido, e pode ser subdividida em três tipos: esporádica, genética e iatrogénica. Os casos esporádicos são mais comuns e têm causas desconhecidas; os casos genéticos são causados ​​por mutações genéticas; os iatrogénicos são provocados pela utilização de materiais ou instrumentos contaminados em cirurgias. A doença de Creutzfeldt-Jakob é caracterizada por demência progressiva, ataxia, convulsões irregulares e visão turva.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau