Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
77 %
3.6kmh
40 %
Qua
19 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Ano Novo Lunar celebrado com desfile do dragão dourado e oito grupos...

      Ano Novo Lunar celebrado com desfile do dragão dourado e oito grupos estrangeiros  

      Um momento incontornável das celebrações do Ano Novo Chinês da cidade, o Desfile do Gigante Dragão Dourado este ano mantém a rota habitual, indo do Largo do Senado à Barra e terminando no Lago Sai Van, e dando início ao novo ano lunar do mesmo signo zodíaco chinês. As Actividades do Ano Novo Chinês da DST contam ainda com a actuação de oito grupos internacionais.

       

      Segundo o programa enviado pela Direcção dos Serviços do Turismo (DST) ao PONTO FINAL, as Actividades do Ano Novo Chinês estão previstas para sábado e domingo, dias 10 e 11 de Fevereiro, os primeiros dois dias do novo ano lunar. Este ano, para além do habitual Desfile do Dragão Dourado, e actuações dos grupos de dança do dragão e leão, os festejos contam com a actuação de dez grupos internacionais e da China, que vão estar em vários pontos da cidade durante o referido fim de semana. Entre estes grupos originários da Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália, Eslováquia, Indonésia, Tailândia, Hong Kong e do interior da China, destaque para o grupo vindo de Portugal, a Marcha da Madragoa, que irá actuar no domingo, dia 11, às 14h, nas Casas Museu da Taipa.

      Todas as actuações que irão percorrer diversas zonas da península de Macau, mas também da Taipa e Coloane, contam ainda com a típica “distribuição de gota de ouro” pelas figuras mascaradas do Deus da Fortuna, Par de Meninos, Deuses da Felicidade, Longevidade e Prosperidade, a Mascote do ano de Dragão, e “Mak Mak”, mascote da DST.

      No primeiro dia, as celebrações arrancam às 10h30 nas Ruínas de São Paulo, com a distribuição da gota de ouro pelo Deus de Fortuna seguida da costumária Cerimónia de Vivificação do Gigante Dragão Dourado e dos Leões, e da queima de panchões. Os convidados, mascotes, dragão dourado e os leões seguem depois para o largo do Senado, com mais panchões a serem queimados. É aí que começa o desfile do Gigante Dragão Dourado, com partida prevista às 11h45 e com chegada à Praça do Lago Sai Van por volta das 13h. O “dragão” passará pela Calçada do Tronco Velho, Largo de S. Agostinho, atravessando depois a Rua Central, Travessa da Paiva, Sede do Governo, Travessa do Padre Narciso, Igreja de S. Lourenço, e Largo do Lilau, descendo depois a Rua da Barra e chegando ao Templo A-Má, seguindo depois pela Avenida Panorâmica do Lago Sai Van e pela Rotunda da Baía da Praia Grande até chegar ao ponto final, a Praça do Lago Sai Van.

      As festividades do dia 10 prosseguem nessa zona com a actuação do grupo coreano do Seoul Institute of the Arts às 13h45 no Anim’Arte Nam Van, seguida da típica dança do dragão e leões e mascotes. Estas irão depois ao Museu do Grande Prémio às 14h30, prosseguindo depois para a Doca dos Pescadores, onde às 15h15 está prevista a actuação do grupo “Natural Cumbia” da Alemanha. As actuações seguem pela zona de lazer ribeirinha do Fai Chi Kei às 16h, com os italianos “Royal Eagle Roller Team”, e com o Posto Fronteiriço de Qingmao a receber a bênção do dragão, leões e deuses às 16h45. Pelas 17h30, o Grupo Étnico de Canção e Dança da Prefeitura Autónoma de Qiandongnan, China, irá animar a zona de lazer da Pérola Oriental, e as festividades do dia encerram com uma última dança de leões e dragões no Parque Urbano da Areia Preta às 18h30.

      No domingo, dia 11, o grupo “Blue Mirrors” da Eslováquia irá actuar nas Ruínas de São Paulo logo pelas 10h30, e a partir das 11h o grupo de actuação da China, grupos de dança do dragão e leões estarão irão percorrer o Largo do Pagode do Bazar, Rua Cinco de Outubro e Rua dos Ervanários. Às 11h45, os franceses “20’ Street Ballet” vão actuar na Doca dos Pescadores, e às 12h30 é a vez da “LaLa Team”, de Hong Kong, trazer animação à praça do Templo A-Má. A zona dos Três Candeeiros, na Rotunda Carlos da Maia, vai ainda receber a bênção do dragão, leões e deuses às 13h15.

      Da parte da tarde, os grupos seguem para a Taipa e Coloane: às 14h45, a portuguesa “Marcha da Madragoa” estará nas Casas Museu da Taipa, e o “Krida Group”, da Indonésia, irá actuar no Largo Eduardo Marques em Coloane. Ao fim do dia, as festividades irão terminar as suas actuações no Largo do Iao Hon, onde às 16h30 está prevista uma performance de dança da mascote Mak Mak, e na Praça dos Lótus na Ilha Verde, às 17h15, com a actuação do grupo tailandês.

      As “Actividades do Ano Novo Chinês” da DST encerram com uma última actuação dos dragões, leões, “deuses” e mascotes na Zona de Lazer do General Ivens Ferraz às 18h.