Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
77 %
3.6kmh
40 %
Qua
19 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Serviço de tele-assistência recebe média diária de 200 chamadas

      Serviço de tele-assistência recebe média diária de 200 chamadas

      O número de pedidos de ajuda no serviço de tele-assistência “Peng On Tung” tem permanecido estável nos últimos meses, com uma média diária de 200 necessitados a recorrerem ao serviço. O gerente do Centro “Peng On Tung”, Pun Ka Lon, revelou que há cerca de 5.900 utilizadores do serviço, sendo que quase metade deles são idosos a viver em isolamento.

       

      O serviço de tele-assistência “Peng On Tung” tem vindo a registar recentemente uma média de 200 chamadas de pedidos de ajuda por dia. Entre os pedidos, entre cinco a dez casos estavam relacionados com situações relacionadas à saúde física, cujos solicitadores de ajuda sofrem principalmente da falta de ar ou outros sintomas causados por doenças crónicas.

      O número de pedidos de ajuda mantém-se num nível estável em comparação com o passado, registando cerca de 200 casos por dia. De acordo com o gerente do Centro de Serviços de Tele-Assistência “Peng On Tung”, Pun Ka Lon, os casos recebidos pela instituição ocorrem mais frequentemente no período da manhã, altura em que a temperatura pode apresentar uma maior variação.

      “Os funcionários do Centro lembram aos idosos utilizadores do serviço, sempre que conversam com eles, que se devem manter quentes”, indicou o responsável, em declarações ao canal chinês da Rádio Macau. Referiu ainda que para alguns casos mais graves de problemas da saúde, o Centro pode notificar o hospital para levar de imediato o necessitado para tratamento.

      A temperatura em Macau deverá continuar fria nesta semana. As autoridades emitiram um Alerta Amarelo para temperaturas baixas, tendo apelado aos cidadãos para terem atenção que o tempo frio poderá causar hipotermia, doenças respiratórias ou cardiovasculares, especialmente em idosos, crianças, grávidas e pessoas com doenças crónicas.

      Pun Ka Lon salientou que o Centro tem reforçado o alerta para o tempo frio aos idosos e outros utilizadores, recordando-os a usarem roupas quentes, enquanto a entidade organizou voluntários para realizarem mais visitas aos necessitados.

      O Centro de Serviço de Tele-Assistência “Peng On Tung”, subordinado à União Geral das Associações dos Moradores de Macau, foi inaugurado em 2009, e presta serviço de atendimento de 24 horas através de equipamentos electrónicos de uso doméstico operados pela rede fixa. Os destinatários de serviço incluem idosos que vivem sozinhos, casais idosos, pessoas com doenças crónicas, idosos com demência, portadores de deficiência mental e outras pessoas carenciadas.

      A instituição lançou ainda o serviço de tele-assistência “Peng On Tung” ao ar livre em 2018, cujos utilizadores trazem consigo um relógio inteligente que permite a comunicação com familiares, indica a localização concreta a tempo, bem como liga à equipa do Centro “Peng On Tung” para obter assistência imediata. O Centro pode, caso necessário, ajudar a chamar a ambulância e a polícia, enviando os registos médicos do utente para o Serviços de Urgência de hospital, e notificando o contacto de emergência do utilizador do serviço.

      Segundo adiantou Pun Ka Lon, cerca de 4.700 pessoas estão a utilizar o serviço doméstico e o número de utentes do serviço de tele-assistência “Peng On Tung” ao ar livre atingiu 1.200 pessoas. “48% dos quais são idosos que vivem sozinhos e 27% são famílias com duplo envelhecimento”, frisou.

      O serviço de encaminhamento a hospitais, que visa lidar com as chamadas relacionadas com problemas críticos de saúde, serviu, até Dezembro do ano passado, um total de 28 mil pessoas, enquanto o número de pessoas que procuraram ajuda da localização já acumulou 2.800 pessoas.

      Por outro lado, Pun Ka Lon acrescentou que a instituição está a estudar a utilização de nova tecnologia para melhorar o apoio aos utentes de “Peng On Tung” através do lançamento de novos projectos no futuro.