Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
14.9 °
14.9 °
77 %
8.8kmh
40 %
Qui
15 °
Sex
16 °
Sáb
14 °
Dom
20 °
Seg
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Alunos de língua portuguesa em Pequim vencem concurso de curtas-metragem da UM

      Alunos de língua portuguesa em Pequim vencem concurso de curtas-metragem da UM

      Com a intenção de aumentar o interesse dos alunos pela língua portuguesa, o Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC) da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM) e da Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade de Comunicação da China organizaram um concurso de curta-metragens para estudantes do ensino superior chinês. Segundo comunicado enviado pela UM, o concurso atraiu a participação de muitos estudantes universitários do interior da China e de Macau, entre os quais a equipa da Universidade da Língua e Cultura de Pequim, que arrecadou o primeiro prémio. A equipa da Universidade de Macau e a equipa da Universidade de Comunicação da China ganharam o segundo prémio, enquanto que o terceiro prémio foi atribuído às equipas da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong e das outras universidades.

      Com o tema “Contar a China: olhares da nova geração”, o concurso, que se encontra na sua segunda edição, procurou incentivar os estudantes a “assumirem a missão de comunicação internacional”, e a “contar bem a história da China”, partilhou a instituição organizadora. As curtas-metragens em português foram filmadas de formas diversas, desde narrar a história e o progresso da modernização da China, até apresentar um museu ou uma rua.

      No fim do concurso, foram entregues certificados e prémios aos vencedores, com o primeiro prémio a arrecadar 10 mil patacas, o segundo 8 mil patacas, e o terceiro 5 mil, tendo ainda um prémio de mérito de 2 mil patacas sido atribuído a outros estudantes.

      O CPC esclareceu no mesmo comunicado o seu propósito desde que foi fundado em 2017: tem-se empenhado no desenvolvimento da cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições da China e dos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações para a formação de professores, aprofundando trabalhos nas áreas do ensino da língua e dos estudos das culturas portuguesa e chinesa.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau