Macau atravessa uma “época de alto risco de disseminação da febre de dengue”, alertaram ontem os Serviços de Saúde, apelando a que sejam reforçadas as medidas de prevenção de mosquitos e a que, em caso de sintomas suspeitos, os residentes recorram ao médico o mais rapidamente possível.
De acordo com os dados das autoridades, até Agosto foram registados 252 casos de febre de dengue na província de Guangdong, entre os quais 184 em Agosto. Até 25 de Setembro do corrente ano, Taiwan registou 10.496 casos locais, principalmente na cidade de Tainan. A par disso, a situação epidémica da febre de dengue tem vindo a agravar-se em vários países do Sudeste Asiático, registando-se, até ao presente ano, um aumento significativo do número de casos de febre de dengue, como 5.567 casos em Singapura, 91.979 na Tailândia, 71.193 na Malásia e 57.698 no Vietname. O número de casos registados na Malásia e na Tailândia corresponde, respectivamente, a mais do dobro e quase o séptuplo face ao período homólogo do ano anterior, o que demonstra que “a situação epidemiológica da febre de dengue é bastante grave”, avisam os Serviços de Saúde. Até ao momento, ainda não se registou qualquer caso local de infecção de febre de dengue, contabilizando-se apenas três casos importados no total.
Os Serviços de Saúde alertam os cidadãos para a adopção das seguintes medidas de prevenção: prestar atenção à higiene ambiental e à eliminação de água estagnada, eliminando, assim, a proliferação de mosquitos e de larvas; quando viajarem para lugares com surto de febre de dengue, tais como Sudeste Asiático e Sul da Ásia, devem vestir roupas com mangas compridas e de cor clara, alojar-se em sítios com ar condicionado e instalações anti-mosquito; quando permanecerem ao ar livre devem aplicar um repelente anti-mosquito, evitando ser picados por mosquitos; em caso de sintomas suspeitos de febre de dengue como febre e erupção cutânea, deve recorrer de imediato ao médico e informar o médico sobre o local de residência ou história de viagem.