Edição do dia

Sábado, 18 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.9 ° C
28.9 °
26.9 °
78 %
3.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
24 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaParticipantes dos eventos de convenções e exposições duplicaram em um ano ...

      Participantes dos eventos de convenções e exposições duplicaram em um ano  

      Mais de 700 mil pessoas participaram nos 490 eventos de convenções e exposições que decorreram em Macau no primeiro semestre de 2023, o dobro de participantes que houve no mesmo período do ano passado. O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) diz que só nestes seis meses já se ultrapassou o número de eventos do ano passado, e prevê que ainda mais mil eventos MICE, como a 28.ª Feira Internacional de Macau, que habitualmente acontece em Outubro, venham a decorrer até Dezembro.

       

      Só nestes primeiros seis meses do ano já se ultrapassou o número de eventos de convenções e exposições realizados em Macau em todo o ano passado: de Janeiro a Junho de 2023 realizaram-se 490 eventos ‘MICE’ (em inglês ‘Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions’), ultrapassando os 477 eventos realizados em 2022. Estima-se que mais de 1.000 eventos de convenções e exposições venham a ser realizados em Macau na segunda metade do ano, revela um comunicado do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM). Quanto ao número de pessoas que participaram neste género de eventos, estes duplicaram em relação ao mesmo período do ano anterior, com cerca de 700 mil participantes. Recorde-se que em 2022 o Governo da RAEM continuava a seguir a política ‘zero Covid’, com restrições na fronteira a todos os visitantes que não fossem provenientes da China continental.

      Dos 490 eventos MICE realizados em Macau em 2023, 100 destes envolveram indústrias como a do turismo, ‘big health’, alta tecnologia, finanças modernas, cultura ou desporto. O IPIM destacou que houve um enfoque em eventos “favoráveis ao desenvolvimento das quatro principais indústrias de Macau e das principais indústrias da Grande Baía”, com nove eventos a serem realizados sob o modelo “Um Evento, Dois Locais”, modelo que, recorde-se, pretende unir Macau e Hengqin no acolhimento destes eventos de convenções e exposições, com uma fusão das infraestruturas MICE, de lazer, e turismo das duas zonas.

      O IPIM, como entidade que presta assistência à organização deste género de eventos em Macau, apoiou neste primeiro semestre mais de 200 eventos MICE, atingindo já 80% dos 260 eventos realizados sob a sua alçada em todo o ano de 2022. Mais de 40 mil comerciantes vieram a Macau para participar em convenções ou exposições do IPIM, 15 vezes mais do que aqueles que vieram no primeiro semestre de 2022. Este ano o instituto criou um grupo de trabalho de apoio à licitação de convenções e exposições com as cinco associações comerciais da indústria local de convenções e exposições, e as seis grandes empresas de turismo e lazer integrado. Os membros do grupo, para além de partilharem as redes de clientela, organizaram planos conjuntos de licitação, “para atrair a realização de convenções ou exposições de alta qualidade em Macau, esforçando-se para que 1.500 eventos de convenções ou exposições sejam realizados em Macau em 2024”.

      Da lista de eventos MICE organizados e coordenados pelo IPIM em 2023 até à data, destaca-se o 14.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas, a Feira de Produtos de Marca da Província de Guangdong e Macau, e o Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau. Estes três eventos levaram à assinatura de mais de 130 projectos e acordos de cooperação, assim como a mais de 900 sessões de bolsas de contacto, sublinhou o instituto. Alguns dos próximos eventos MICE de destaque agendados para o resto do ano são a 1.ª Exposição Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa (Macau), a 28.ª Feira Internacional de Macau, e a Exposição de Franquia de Macau 2023, que vão decorrer em Outubro.