Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
25.8 ° C
25.9 °
24.9 °
89 %
3.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeSistema de terapia da linguagem de inteligência artificial alargada ao uso doméstico...

      Sistema de terapia da linguagem de inteligência artificial alargada ao uso doméstico  

      Uma nova versão do sistema para reabilitação linguística de inteligência artificial já entrou em serviço em Macau. As autoridades locais receberam recentemente, da equipa de desenvolvimento da Universidade de Jinan, a plataforma de nuvem actualizada, cujo serviço será alargado ao uso doméstico e disponibiliza três mil contas de pais, abrangendo mais crianças necessitadas.

       

      As crianças com dificuldades linguísticas em Macau terão um sistema actualizado de reabilitação linguística, que oferecerá mais funções de treino e mais vagas de utilizadores. A plataforma de nuvem para o treino de reabilitação cognitiva de linguagem de inteligência artificial, desenvolvida em conjunto pelos Serviços de Saúde (SSM) e pela Universidade de Jinan, recebeu recentemente uma nova versão do sistema e já entrou oficialmente em funcionamento no território, que será alargado ao uso doméstico, com 3.000 contas de pais.

      Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega e activação da plataforma de nuvem, organizada pelos Serviços de Saúde, Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude e Instituto de Acção Social.

      O sistema de terapia da linguagem com assistência da inteligência artificial foi lançado em 2022 e, até ao momento, foram registadas mais de 1.300 crianças como utilizadores, tendo sido utilizadas mais de 16 mil vezes. Segundo a apresentação feita pelo subdirector dos SSM, Kuok Cheong U, a criação da plataforma de nuvem para o treino de reabilitação cognitiva de linguagem de inteligência artificial, assistido por computador, tem como objectivo articular com o desenvolvimento dos cuidados de saúde inteligentes do Governo da RAEM, bem como de reforçar os trabalhos sobre o sistema de terapia cognitiva para a linguagem na infância.

      Kuok Cheong U explicou que o sistema é baseado nas características linguísticas e culturais das crianças de Macau, destinado às crianças com necessidades especiais, prestando uma avaliação precisa, técnicas de treino e modelo de serviço contra a desordem no processamento complexo da linguagem.

      “Esta plataforma foi concebida para desenvolvimento cognitivo das crianças e a reabilitação de precisão, com estudos transversais aprofundados nas três vertentes da psicologia, informática e reabilitação”, afirmou.

      No seu discurso, o responsável detalhou que a plataforma de nuvem explora as características clínicas e os planos de concepção a partir da concepção de conteúdos de treino, programas de reabilitação recomendados de forma inteligente e modelos de gestão da reabilitação, o que criou um sistema de reabilitação baseado em informação multinível, que integra a gestão colaborativa de reabilitação, avaliação e treino de reabilitação familiar.

      O representante dos SSM, neste âmbito, salientou que o sistema pode ser usado quer pelos médicos e terapeutas em instalações de tratamento precoce, quer pelos encarregados de educação em casa, com vista a auxiliar as crianças no treino contínuo de reabilitação cognitiva da linguagem.

      Afirmando que o Governo tem vindo a prestar particular atenção ao desenvolvimento saudável das crianças, com implementação do conceito de “detecção, diagnóstico e tratamento precoces”, Kuok acrescentou que foi criado em 2015 o Grupo de Trabalho Interdepartamental de Intervenção Precoce, constituído pelos SSM, pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude e pelo Instituto de Acção Social, bem como o Centro de Avaliação Conjunta Pediátrica em 2016 e o Centro de Reabilitação Pediátrica em 2017.