Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
3.6kmh
20 %
Ter
29 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      Qiu Zhijie, curador principal do “Arte Macau”, dá três palestras no MAM

       

      É inaugurado na sexta-feira o evento “Arte Macau: Bienal Internacional de Arte de Macau 2023” e o seu curador principal, Qiu Zhijie, vai dar três palestras no Auditório do Museu de Arte de Macau na quinta-feira e também no sábado.

      Na quinta-feira, dia 27 de Julho pelas 19h, o vice-director da Academia Central de Belas-Artes vai conduzir a palestra “Religião e Ciência – A Curadoria da Bienal Internacional de Arte de Macau”, na qual o curador irá partilhar com o público a lógica subjacente à curadoria desta edição da “Arte Macau”, realçando várias obras de arte que exploram as tradições religiosas a partir de novos pontos de vista e que examinam a história da tecnologia a partir de perspectivas culturais profundas, explorando assim a correlação e a contradição entre ciência e religião. Esta palestra será realizada em mandarim.

      Depois, no sábado, às 14h e às 16h, Qiu Zhijie vai presidir a duas conversas com artistas, nas quais estarão vários convidados, tais como artistas locais, artistas portugueses e artistas do Sudeste Asiático, para abordar a relação entre a arte contemporânea e a cultura. A primeira conversa tem como tema “Encontro entre Macau e Portugal — A Direcção Criativa da Interpenetração Cultural Chinesa e Portuguesa”, contando com a participação de vários artistas, nomeadamente, Carlos Marreiros e Konstantin Bessmertny, de Macau, e Fábio Colaço, Catarina Mil-Homens, Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, de Portugal. A segunda conversa, intitulada “Um Sonho Tropical – Debate sobre Arte Contemporânea do Sudeste Asiático”, conta com a presença de artistas, como Ming Wong, de Singapura, Heri Dono, da Indonésia, e Khvay Samnang, do Camboja. As conversas serão realizadas em inglês, com interpretação simultânea em mandarim.