Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaInaugurado Teatro-Estúdio do CCM, um "espaço de actuação mais profissional para o...

      Inaugurado Teatro-Estúdio do CCM, um “espaço de actuação mais profissional para o sector de artes e cultura”

      Foi ontem inaugurado o Teatro-Estúdio do Centro Cultural de Macau (CCM), um espaço com 3.110 metros quadrados desenhado para ser a nova casa do sector das artes e cultura de Macau. Leong Wai Man, presidente do Instituto Cultural, indicou que, com este Teatro-Estúdio, a indústria cultural local terá “um espaço de actuação mais profissional”.

      Foi inaugurado ontem o Teatro-Estúdio do Centro Cultural de Macau (CCM). Com três pisos e uma área total de 3.110 metros quadrados, este espaço conta com dois teatros e uma sala polivalente.

      Segundo informação do Instituto Cultural (IC), as instalações dispõem ainda de um monta-cargas com acesso directo a uma zona de cargas e descargas, bem como de quatro pontos de suspensão que permitem içar e instalar elementos cenográficos de grande dimensão em posições elevadas, sendo todos estes meios disponibilizados com vista a atender, o melhor possível, às necessidades dos profissionais do sector.

      O edifício onde se encontra o Teatro-Estúdio possui dois teatros com capacidade para 140 e 160 espectadores, respectivamente. O Estúdio I caracteriza-se pelo seu tecto equipado com uma rede de tensão feita de cabos de aço entrelaçados, permitindo atender a requisitos de diferentes actuações por meio de cordas suspensórias e de grades. Por sua vez, o Estúdio II dispõe de um sistema de suspensão que se move ao longo de uma calha no tecto, providenciando vários pontos de suspensão de posicionamento flexível e ajustável.

      O Teatro-Estúdio abrange ainda outras instalações auxiliares, incluindo sala de ensaios polivalente, vestiários, um bar dos actores, camarins e sala polivalente. A configuração do espaço de actuação do Teatro-Estúdio é flexível, podendo o palco ser alterado de acordo com as necessidades dos espectáculos e podendo a plateia ser adaptada à cenografia dos mesmos, “o que é adequado para os artistas desenvolverem actuações inovadoras e providencia mais possibilidades de produção para teatros experimentais”, explicou o IC numa nota de imprensa, que acrescenta que as actividades originalmente programadas para o Teatro Caixa Preta do Edifício do Antigo Tribunal pelas companhias que arrendavam um espaço no mesmo serão transferidas para o Teatro-Estúdio do Centro Cultural de Macau.

      Na ocasião, Leong Wai Man, presidente do IC, afirmou que o Teatro-Estúdio “vai oferecer um espaço de actuação mais profissional para o sector de artes e cultura de Macau, o que demonstra também o apoio dado pelo Governo da RAEM ao mesmo sector”. “Esperamos que a inauguração do novo teatro possa contribuir para a criação artística e o desenvolvimento das indústrias culturais locais, incentivando o sector de artes e cultura a criar mais obras excelentes”, afirmou a presidente do IC no seu discurso.

      Leong Wai Man aproveitou também para garantir que o Governo “irá continuar a apoiar as criações culturais e artísticas locais, contribuindo para o estabelecimento e desenvolvimento humanístico da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e da ‘Uma Base'”.

      “O Governo da RAEM atribui uma grande importância ao desenvolvimento cultural e artístico, dedicando-se a proporcionar um ambiente favorável aos profissionais das artes e da cultura. Sob a liderança do Chefe do Executivo, foi dada prioridade ao desenvolvimento do projecto do Teatro-Estúdio a que se tem prestado muita atenção”, sublinhou também a presidente do IC.