Edição do dia

Sexta-feira, 14 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29.2 ° C
30.9 °
28.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Sex
29 °
Sáb
30 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      NAVEGAR É PRECISO

      https://blogs.bl.uk/sound-and-vision/index.html

      A British Library oferece, na sua página on-line, o acesso a uma série de documentos, colecções e estudos que são um verdadeiro tesouro para quem não tem oportunidade de deslocar-se a Londres. Numa das suas muitas secções, intitulada Sound e Vision, a British Library vai registando entradas dedicadas à colecção de registos sonoros que detém, onde constam cerca de 6 milhões de sons devidamente classificados e descritos.

      Essas entradas, que incluem o áudio, recorrem habitualmente a documentos visuais, sejam fotografias, ilustrações, mapas ou outros registos, e combinam-nos com o som, forjando novas ligações de pensamento e propondo uma abordagem ao património da biblioteca que não se fica pela simples consulta deste ou daquele documento. Na verdade, Sound e Vision é uma extraordinária ferramenta de auxílio para aquela actividade que, quando a internet se vulgarizou, era conhecida pelo termo “navegar”, coisa que entretanto terá sido engolida pelas redes sociais, apagando esse gesto deambulatório sem propósito fixo que nos permitia descobrir coisas na internet pela nossa própria vontade, pela nossa curiosidade, e não necessariamente pelos mandos e desmandos de um algoritmo todo poderoso.

      Neste espaço da British Library, o som emitido por um ganso-patola, junta-se a um conjunto de fotografias destas aves marítimas e a um texto sobre o modo como o plástico que se espalha pelos oceanos interfere com a vida selvagem. Noutra entrada, podemos escutar uma entrevista com Robert Wilson, saxofonista que tocou com o mítico músico norte-americano Sun Ra, onde Wilson reflecte sobre o impacto de Sun Ra no futuro da música jazz. E, logo a seguir, aprendemos meia dúzia de factos sobre o calão londrino e algumas das suas expressões mais misteriosas, que podemos ouvir devidamente gravadas. O som, essa forma de comunicação primordial e também essa matéria que nos rodeia em permanência, queiramos comunicar ou não, assume na British Library um papel que, não rivalizando com os preciosos manuscritos ou as raridades bibliográficas, é essencial para descobrir o mundo e tentar entendê-lo. É também essa uma das missões de qualquer biblioteca.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau