Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29.7 ° C
31.9 °
29.3 °
89 %
4.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      NAVEGAR É PRECISO

       

      https://africanyouthliterature.art.blog

       

      «African stories matter.» É este o princípio que alimenta o Journal of African Youth Literature, uma revista on-line que divulga os novíssimos autores africanos e cria espaço para experiências de escrita que podem – ou não, o tempo o dirá – vir a ser novas vozes literárias no futuro.

      Nas páginas virtuais desta publicação há poesia, conto, novela, dramaturgia, mas também banda desenhada e outras narrativas construídas a partir da imagem, nomeadamente os ensaios fotográficos. E tudo isto em idiomas que podem ser o francês e o inglês, mas igualmente o swahili, o amárico, o zulu ou qualquer outra língua falada em África, sem restrições geográficas. Ainda que a literatura e a narrativa sejam os eixos estruturantes, o Journal of  African Youth Literature publica também trabalhos visuais de diferentes artistas, ocupando várias páginas com pintura, desenho, fotografia, colagem e, por vezes, registos de trabalhos de moda. Por entre tamanha variedade de registos, linguagens e estilos, aquilo que é constante é o perfil dos autores: todos nascidos em África, independentemente da cor da pela, da herança cultural ou do idioma, e todos com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos. Ainda assim, às vezes abrem-se excepções, se o tema do trabalho a publicar se relacionar profundamente com esta ideia de juventude africana.

      O primeiro número do Journal of  African Youth Literature foi publicado em Janeiro de 2020. A mais recente edição, de Janeiro deste ano, reúne mais de meia centena de trabalhos, assinados por autores e artistas de seis países africanos. Todas as edições estão disponíveis para leitura gratuita através da plataforma de publicação Isuu, bem como em PDF. Se há espaço virtual onde se pode medir o pulso à mais recente literatura africana, bem como aos tema que a vão atravessando e relacionando com questões de ordem mundial – como os direitos humanos, o ambiente ou os conflitos bélicos –, é este  Journal of  African Youth Literature.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau