Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
31.7 ° C
34.8 °
30.9 °
89 %
5.1kmh
40 %
Ter
32 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeReitor da UM, Yonghua Song, recebe o Prémio Nacional de Excelência em...

      Reitor da UM, Yonghua Song, recebe o Prémio Nacional de Excelência em Inovação

      O reitor da Universidade de Macau (UM), Yonghua Song, foi distinguido com o terceiro Prémio Nacional de Excelência em Inovação “pelo seu excelente contributo para a ciência e tecnologia e pelos serviços sociais”, anunciou ontem a instituição de ensino superior local, que refere ainda que “é o único cientista de Macau a receber o prémio este ano”.

      A distinção surge durante a comemoração do Dia Nacional dos Trabalhadores em Ciência e Tecnologia, coorganizada pelo Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social, Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, Ministério de Ciência e Tecnologia e Estado- Comissão de Supervisão e Administração de Activos pertencentes ao Conselho de Estado, realizada ontem em Pequim.

      De acordo com a organização, Yonghua Song “desempenhou um papel activo na promoção do desenvolvimento da inovação na RAEM e fez contribuições notáveis para o desenvolvimento de talentos, divulgação científica, consulta para tomada de decisões, abertura e colaboração, inovação tecnológica e comercialização de resultados de investigação”.

      Refere ainda o júri responsável pela atribuição que, sob a sua liderança, “foram implementadas reformas significativas no sistema de ensino integral dos colégios residenciais da UM, ele que também liderou o estabelecimento da primeira base nacional de educação científica em Macau, bem como a formação de talentos patrióticos e inovadores”.

      Recorde-se que o reitor da UM há muito actua como consultor do Comité de Ciência e Tecnologia do Governo da RAEM, liderando vários projectos de tomada de decisão em ciência e tecnologia e contribuindo para o desenvolvimento da cidade inteligente de Macau. “Os seus esforços de defesa incluem o estabelecimento da Aliança de Pesquisa Oceânica China-Países de Língua Portuguesa e outras alianças de ciência e tecnologia, que ajudam a promover a cooperação internacional em ciência e tecnologia. Além disso, Song liderou o estabelecimento do Laboratório de Referência do Estado de Internet das Coisas para a Cidade Inteligente e supervisionou o estabelecimento da primeira base de demonstração da indústria académica de Macau na área da Grande Baía.”

      O Prémio Nacional de Excelência em Inovação foi estabelecido em 2017 pelo Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social, Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, Ministério de Ciência e Tecnologia e Comissão de Supervisão e Administração de Activos Estatais do Conselho de Estado. É concedido a cada três anos para reconhecer colectivos e indivíduos que fizeram contribuições de destaque em áreas como investigação fundamental e exploração de ponta, grandes equipamentos e inovações de engenharia, conquistas na transferência de resultados de pesquisa e inovação e empreendedorismo e serviços sociais.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau