Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
3.6kmh
20 %
Ter
29 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeDocentes e alunos vindos de fora de Guangdong têm de realizar testes...

      Docentes e alunos vindos de fora de Guangdong têm de realizar testes de ácido nucleico

      Devido à situação epidémica no interior da China, a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) emitiu uma série de orientações para alunos e pessoal docente e não docente, pedindo-lhes que façam dois testes de ácido nucleico caso tenham vindo de regiões fora da província de Guangdong ou da cidade de Shenzhen.

      A Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) pedem ao pessoal docente e não docente e alunos do ensino superior e não superior que, se regressarem a Macau vindos de regiões fora da província de Guangdong ou da cidade de Shenzhen, realizem dois testes de ácido nucleico no prazo de três dias a contar do dia do seu regresso, com um intervalo de pelo menos 24 horas entre cada um.

      Os estudantes e pessoal docente e não docente que voltarem a Macau provenientes de Zhuhai ou das vilas de Tanzhou e Sanxiang da cidade de Zhongshan também têm de realizar os testes de ácido nucleico.

      As pessoas que tiverem regressado a Macau provenientes de uma destas zonas há mais de dois dias sem ter ainda efectuado o teste de ácido nucleico terão de o realizar. Se o regresso a Macau aconteceu há mais de sete dias, não há necessidade de realizar o teste, explica a DSEDJ.

      As autoridades avisam também que, “se após o regresso a Macau, o trabalhador ou pessoa com quem habite apresentar sintomas como febre, tosse seca, fadiga, dores de garganta e diminuição do olfacto e paladar, deverá recorrer de imediato a assistência médica e informar o médico do historial de viagem”.

      Os alunos do ensino não superior que necessitam de cumprir estas medidas preventivas podem efectuar a marcação prévia para a realização dos testes de ácido nucleico. “Para reduzir o risco de transmissão de doenças graves e mortais, a DSEDJ continua a apelar aos pais para vacinarem, o quanto antes, os seus filhos que completem 3 anos de idade e que ainda não tenham sido vacinados, a fim de protegerem, conjuntamente, a sua saúde de todos os alunos”, conclui o comunicado da DSEDJ.

      Em Zhuhai, recorde-se, foram detectados cinco casos assintomáticos de Covid-19 nos últimos dias. Isso fez com que as autoridades de Macau anunciassem quarentena obrigatória de sete dias para quem chegar à região proveniente das zonas de Qianshan e de Xiangzhou, em Zhuhai. Esta medida entrou em vigor ontem.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau