Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeReservas de voos do interior da China para Macau aumentam mais de...

      Reservas de voos do interior da China para Macau aumentam mais de 600%  

      A plataforma online de viagens Ctrip registou um acréscimo de 621% nas reservas de bilhetes de avião oriundos do interior da China para Macau durante a Semana Dourada do início de Maio, que começa este sábado. A Ctrip sublinhou ainda que o número de reservas de voos para Macau, desde o início do ano, tem vindo a subir, quer dos voos domésticos, quer dos internacionais. A indústria do turismo revelou que vão chegar ao território mais 30% de excursões neste período em comparação com os dias normais.

       

      À semelhança das previsões das autoridades e da indústria do turismo, Macau está a preparar-se para uma enchente de turistas durante a Semana Dourada do Dia do Trabalhador. O número de reservas de bilhetes de avião que partem do interior da China para Macau durante este período aumentou 621% em termos anuais. A informação foi avançada pela Ctrip, plataforma de reserva de viagens, tendo por base os dados das compras de voos entre 29 de Abril e 5 de Maio.

      Entre as viagens marcadas para Macau na próxima Semana Dourada, as cinco principais fontes de turistas são Xangai, Pequim, Wuxi e Nanjing, da província Jiangsu, e Hangzhou, da província de Zhejiang.

      A Ctrip adiantou que o número de reservas hoteleiras em Macau feitas pela plataforma caíram, no entanto, 53% em relação à semana anterior. “Acredita-se que os turistas tenham preferência em fazer uma viagem de um dia a Macau”, indicou a companhia de serviços de viagem, citada pelo Jornal Ou Mun.

      Por outro lado, os dados estatísticos da Ctrip mostram que, do início do ano até ao dia 10 deste mês, as reservas de voos do Continente para Macau cresceram 128% face ao mesmo período do ano passado, sendo que os passageiros são principalmente turistas do interior da China que vêm de Xangai, Hangzhou, Pequim, Nanjing e Xiamen.

      É de salientar ainda que as reservas de alojamento nos hotéis em Macau, também desde o início do ano até este mês, subiram 49% em comparação com o ano passado, com turistas de Xangai, Cantão, Pequim, Shenzhen e Foshan.

      De acordo com os dados da Trip.com, plataforma internacional de reservas de viagem subsidiária do Grupo Ctrip, desde Janeiro até 10 de Abril, as reservas globais de bilhetes de avião para Macau registaram um aumento significativo de 2.002% em relação à época idêntica de 2022. A compra de voos de Singapura para o território aumentou 105 vezes.

      No ano passado, Macau acolheu mais de 136 mil turistas durante os feriados do Dia do Trabalhador, fechando esta Semana Dourada com uma média diária de 27 mil visitantes. Nessa altura em que a cidade ainda tinha em vigor restrições de viagem no âmbito da prevenção da pandemia, a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) apontava para entradas de 25 mil turistas por dia.

      Este ano, as autoridades mostram-se muito mais optimistas do que no ano passado. Helena de Senna Fernandes, directora da DST, disse esta terça-feira que espera 70 mil turistas por dia nesta Semana Dourada.

      A indústria do turismo também está confiante na recuperação turística, prevendo que Macau consiga bater um novo recorde de entrada de visitantes nesta época alta de viagens, tendo previsto um volume a rondar os 90 mil por dia.

      Por sua vez, na opinião de Lou Chi Leong, presidente da direcção da Associação dos Hoteleiros, a taxa de ocupação hoteleira da Semana Dourada vai ultrapassar 90% , dado que os hotéis locais estão agora quase todos reservados para os primeiros três dias dos feriados.

      Em declarações à Rádio Macau em língua chinesa, Wong Fai, presidente da Associação de Inovação e Serviços de Turismo de Lazer, revelou que Macau vai receber mais 30% de excursões turísticas durante os feriados, mas estima-se que cerca de mil quartos de hotel continuem indisponíveis devido à escassez de trabalhadores no sector hoteleiro, um problema que poderá ser melhorado apenas em Junho.

       

       

      CAIXA

       

      TurboJET reforça ligações marítimas entre Macau e Hong Kong durante a Semana Dourada

       

      A TurboJET anunciou que vai disponibilizar mais ligações marítimas entre Macau e Hong Kong a partir de 1 de Maio, com 66 ligações diárias no máximo entre os terminais marítimos do Porto Exterior e da Taipa, de Macau, e o Terminal de Sheung Wan, de Hong Kong. Para sextas-feiras, sábados e domingos, vão existir frequências adicionais diurnas e nocturnas, o que encurtará o intervalo de cada ligação para apenas 15 minutos. Além disso, para o previsto aumento de fluxo turístico na cidade, a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) coordenou com os transportes públicos para aumentar a frequência, sendo disponibilizados mais de 60 autocarros das linhas 101X e 102X que ligam ao Posto Fronteiriço de Macau na Ponte do Delta.