Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
29.8 ° C
29.8 °
29.8 °
83 %
6.2kmh
100 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaUSJ apresenta exposição de arte reciclada

      USJ apresenta exposição de arte reciclada

       

      O Instituto de Ciência e Meio Ambiente (ISE, na sigla inglesa) da Universidade de São José (USJ) apresenta a exposição “Mar de Plástico: uma exposição de arte reciclada”, que estará em cartaz de 8 a 26 de Maio na galeria Kent Wong, no campus da Ilha verde. A inauguração está marcada para as 18h30 do dia 8 de Maio.

      A mostra, revela a USJ em comunicado, “visa consciencializar sobre a necessidade de proteger os nossos ecossistemas costeiros e oceanos da poluição plástica”. O tema da exposição é a arte reciclada, destacando os efeitos da poluição plástica nos oceanos e costas marítimas.

      A grosso modo, relata o mesmo comunicado, a exposição “apresentará uma variedade de peças de arte em 3D, incluindo esculturas de organismos marinhos e costeiros, criadas principalmente por alunos de escolas e artistas locais”. Diz ainda a USJ que “as obras de arte oferecem uma gama de interpretações sobre o tema da poluição plástica em nossos oceanos e costas, transmitindo os sentimentos e ideias dos artistas sobre resíduos plásticos e tópicos de sustentabilidade relacionados aos plásticos”.

      De destacar que “todas as obras de arte foram criadas ou compostas exclusivamente de materiais totalmente reciclados ou reutilizados”. “Os artistas foram incentivados a usar vários materiais de lixo reciclados ou recolhidos, provenientes de limpezas de praias e outras fontes, sendo o principal componente os plásticos reciclados”, pode ler-se ainda no mesmo comunicado.

      A exposição também contará com painéis científicos que fornecem informações essenciais sobre os efeitos nocivos da poluição plástica nos oceanos. Os posters espalhados detalham possíveis soluções para mitigar o problema, enfatizando o uso de manguezais como um método baseado na natureza para armazenar resíduos plásticos.

      A USJ refere ainda que o evento, organizado no âmbito do projecto “Ecossistemas das Zonas Húmidas: uma solução baseada na natureza para protecção costeira e retenção de poluição plástica em Macau”, é uma “poderosa vitrine de como podemos transformar resíduos em arte”. “Essencialmente, visa aumentar a consciencialização sobre a necessidade crítica de proteger os nossos oceanos e costas, proporcionando uma oportunidade única de se envolver com esta questão crítica e, esperançosamente, inspirar mudanças positivas.”

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau