Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
31.5 ° C
33.7 °
30.9 °
84 %
4.1kmh
20 %
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °
Dom
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaCURB e Filipa Simões lançam o primeiro guia de arte urbana de...

      CURB e Filipa Simões lançam o primeiro guia de arte urbana de Macau

      Uma publicação inédita em Macau reúne diferentes obras de arte urbana espalhadas por entre Macau, Taipa e Coloane. Com curadoria da professora e autora Filipa Simões e apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cultura, o objectivo principal deste projecto de investigação é de imortalizar a efémera arte manifestada nos murais e proporcionar itinerários alternativos de visita à cidade. O lançamento do livro está marcado para o dia 29 de Maio, às 18h, na Plataforma Criativa da CURB – Center for Architecture and Urbanism, na Ponte Nº9.

       

      A publicação do livro “Guide to Street Art in Macau” marca a primeira ocasião em que as obras de arte presentes nas fachadas e muros da cidade ganham uma plataforma de exposição tangível, legível e coleccionável. Uma iniciativa conjunta da professora de design e autora Filipa Simões e da instituição sem-fins lucrativos CURB – Center for Architecture and Urbanism.

      A primeira edição deste projecto investigativo apresenta uma revigorada perspectiva sobre a paisagem urbana de Macau e a arte efémera do graffiti, que se espalha por entre os cantos da cidade. Artistas como PibG, do grupo Gantz5, bem como o duo de Macau e Costa Rica, ANHZ e FEW, conhecidos pelo acrónimo AAFK, têm vindo a desenvolver peça por peça a cultura da arte urbana no território, com obras de grande escala a colorir os edifícios monocromáticos e a utilizar as fachadas como papel para ilustrações enigmáticas.

      Foi nesta onda de desenvolvimento da arte urbana que se sentiu a necessidade pertinente de desenvolver o primeiro guia deste género, para quem visita Macau possa usufruir destas exposições públicas, através de diferentes itinerários presentes num único manual ilustrado, que reúne percursos desde o centro de Macau à vila de Coloane.

      O trabalho de pesquisa decorreu durante o ano de 2023 e envolveu um esforço colectivo entre a autora e diferentes artistas, incluindo o fotógrafo David Lopo, que esteve durante várias semanas a coleccionar as diferentes obras de spray escondidas pelas ruas da cidade.

      As imagens apresentadas em “Guide to Street Art in Macau” são frutos do olhar cândido do fotógrafo residente e ilustram esta publicação com as obras pictóricas em contraste com a vida diária dos habitantes de Macau, que convivem com uma cidade mais vívida e acolhedora graças a estas intervenções artísticas urbanas.

      Por entre as fotografias produzidas e o material recolhido, sobre o actual progresso da arte urbana em Macau, Filipa Simões coordenou o projecto e formulou este guia ilustrado, contribuindo também com o seu olhar artístico, sendo ela própria uma artista visual. Com um curso em Design de Comunicação pela Universidade de Lisboa, é actualmente a supervisora do curso de licenciatura em design da Universidade de São José. Directora e fundadora do WHYDESIGN, actua também como directora da PONTE 9 Creative Platform, situada na CURB.

      A CURB tem vindo a promover a arquitectura e urbanismo através da educação, pesquisa e produção de workshops e conferências, bem como exposições e competições, como o recentemente divulgado concurso de fotografia de arquitectura, que segue na sua terceira edição consecutiva. A instituição é responsável pela organização do Open House Macau, o primeiro evento deste género na Ásia, e é uma entidade associada à World Urban Campaign.

      Com este livro sobre arte urbana, a CURB pretende adicionar mais um elemento à colecção de publicações que tem vindo a produzir, além de servir como mais uma contribuição importante para a expansão do conhecimento sobre cultura urbana na região da Grande Baía.

      O lançamento deste novo livro está marcado para o dia 29 de Maio às 18h, na Plataforma Criativa da CURB – Center for Architecture and Urbanism, na Ponte Nº9, e contará com a presença da Filipa Simões, David Lopo e o presidente da CURB, Nuno Soares. Os interessados também terão a oportunidade de conhecer pessoalmente dois dos artistas de arte urbana presentes no evento, com os nomes artísticos ANHZ e FEW, que em conjunto são conhecidos por AAFK, dentro da comunidade internacional de graffiti.

      ANHZ começou a sua carreira ainda na Costa Rica, país onde nasceu, movendo-se mais tarde para Macau, onde encontrou a sua parceira na arte e na vida, FEW, que é natural de Macau. Os dois juntaram-se para formar o duo AAFK, que tem vindo a produzir projectos ligados à cultura urbana, desde murais com o estilo próprio dos dois, a exposições de pequenas esculturas coleccionáveis e workshops de arte feita com spray de aerossol. Obras da dupla podem ser encontradas por toda a cidade, e nesta nova homenagem à arte urbana em formato de guia para todas as idades.