No período entre Dezembro de 2022 e Fevereiro deste ano, a taxa de desemprego dos residentes locais desceu para os 4,1%, revelou a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). Este é o sétimo período consecutivo em que se regista uma diminuição da taxa de desemprego. Em Agosto do ano passado a taxa de desemprego dos locais era de 5,5%. A taxa de desemprego geral também diminuiu para 3,3%.
A taxa de desemprego dos residentes locais desceu para 4,1% no período entre Dezembro de 2022 e Fevereiro de 2023, indicou a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) no inquérito ao emprego durante aquele período. Isto representa uma diminuição de 0,2 pontos percentuais face à taxa de 4,3% que se verificou entre Novembro do ano passado e Janeiro deste ano.
Aliás, no que toca à taxa de desemprego dos locais, este é o sétimo mês consecutivo em queda. Em Agosto do ano passado, recorde-se, a taxa de desemprego dos residentes era de 5,5%. A partir daí, tem vindo a decrescer.
A taxa de desemprego geral de Macau é agora de 3,3%, ou seja, menos 0,1 pontos percentuais em comparação com o período entre Novembro do ano passado e Janeiro deste ano. Já a taxa de subemprego baixou ainda mais, 0,5 pontos percentuais, situando-se em 2,7%, informou também a DSEC.
No período em análise, a população activa que vivia em Macau totalizou 372.100 pessoas e a taxa de actividade foi de 68,3%. A população empregada fixou-se em 359.900 pessoas, menos 1.100, face ao período precedente, “devido principalmente ao número de trabalhadores não residentes que viviam em Macau ter descido”, explicou a DSEC. O número de residentes empregados correspondeu a 282.200 pessoas, mais 200, em comparação com o período anterior.
Em termos de ramos de actividade económica, verificou-se que o número de empregados do comércio por grosso, bem como o de empregados das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos decresceram. Porém, o número de empregados do ramo da educação aumentou.
A população desempregada era composta por 12.200 pessoas, menos 600, face ao período transacto. Destaca-se que a maioria de desempregados à procura de novo emprego trabalhou anteriormente no ramo de actividade económica das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos e no ramo da construção. Além destes, o número de desempregados à procura do primeiro emprego representou 9,3% do total da população desempregada, baixando 1,5 pontos percentuais, face ao período precedente.
A população subempregada fixou-se em 9.900 pessoas, menos 2.000, em relação ao período anterior. Realça-se que a população subempregada do ramo de actividade económica das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos diminuiu significativamente.