Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Março, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
22.9 ° C
25.5 °
22.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Qui
24 °
Sex
24 °
Sáb
21 °
Dom
20 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Regatas Internacionais de Barcos-Dragão deverão custar cerca de 13 milhões de patacas

      Regatas Internacionais de Barcos-Dragão deverão custar cerca de 13 milhões de patacas

      No próximo mês de Junho, realizar-se-á mais uma edição das Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau. O evento deste ano marca o regresso das Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau por Convite para Grandes Embarcações e da Regata Universitária de Barcos-Dragão de Macau por Convite para Grandes Embarcações, suspensas desde 2020 devido à pandemia de Covid-19. A organização prevê a participação de um total de 168 equipas locais.

      A edição deste ano das Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau será realizada nos dias 17, 18 e 22 de Junho no Centro Náutico do Lago Nam Van e deverá custar cerca de 13 milhões de patacas, avançou ontem, em conferência de imprensa, o presidente do Instituto do Desporto (ID), Pun Weng Kun.

      Organizadas pelo ID, pela SJM Resorts, S.A. (SJM) e pela Associação de Barcos-Dragão de Macau, China, e co-organizadas pelo Instituto para os Assuntos Municipais e pela Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública, as regatas serão realizadas durante o período do Festival dos Barcos-Dragão, que inclui provas locais para Pequenas Embarcações no dia 17 de Junho e provas locais para Grandes Embarcações no dia 18 de Junho. A organização prevê a participação de um total de 168 equipas locais.

      Já as Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau por Convite para Grandes Embarcações e a Regata Universitária de Barcos-Dragão de Macau por Convite para Grandes Embarcações, suspensas desde 2020 devido à pandemia de Covid-19, serão retomadas este ano no dia do Festival de Barcos-Dragão que se celebra a 22 de Junho.

      A comissão organizadora convidará equipas de elite da China continental e do estrangeiro para participarem no evento por convite, “por forma a elevar o nível da competição e intensificar o intercâmbio desportivo entre as diferentes regiões”.

      No seu discurso, Pun Weng Kun expressou a sua convicção de que a colaboração entre os três organizadores irá adicionar “cor ao evento este ano”. “Ao ligar vários elementos, como desporto, turismo e cultura, e ao alargar a sua atmosfera tradicional de festa, as Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau continuarão a ser um festival tradicional envolvente e um evento de referência em Macau”, considerou o presidente do ID.

      Por sua vez, a administradora-delegada da Sociedade de Jogos de Macau (SJM), principal patrocinadora do evento enfatizou o facto da empresa, outrora gerida pelo seu pai, o malogrado magnata do jogo Stanley Ho, estar envolvida nas regatas de barcos-dragão de Macau “há décadas”, tanto como organizador, quanto patrocinador e competidor. “Estamos muito honrados em co-organizar a competição deste ano com o ID e a Associação de Barcos-Dragão de Macau, China. Através deste evento, continuaremos a mostrar e a promover a cultura desportiva tradicional chinesa, a desenvolver jovem talento e a chamar a atenção internacional para este item do património cultural intangível. Esperamos atrair mais visitantes para a experiência imersiva das vibrantes festividades de Macau e maximizar o potencial da sinergia ‘desporto + turismo’”, afirmou Daisy Ho.

      A organização revelou ainda que já estão disponíveis vagas limitadas para inscrição nas regatas locais deste ano, incluindo as Regatas de Barcos-Dragão de Macau para Pequenas Embarcações (60 na categoria Open e 24 na de Senhoras), Regata de Barcos-Dragão para Pequenas Embarcações dos Serviços Públicos de Macau (18 equipas), Regata Universitária de Barcos-Dragão de Macau para Pequenas Embarcações (12 na categoria Open) e Regatas de Barcos-Dragão de Macau para Grandes Embarcações (36 na categoria Open e 18 na de Senhoras).

      As inscrições das equipas devem ser submetidas previamente online em www.cmdragonboat.org.mo entre as 10h do dia 21 de Março e as 22h do dia 31 de Março para obter uma conta online e, em seguida, registar-se na categoria de corrida a participar, entre as 10h do dia 3 de Abril e as 22h do dia 10 de Abril. As inscrições serão aceites por ordem de chegada até que todas as vagas sejam preenchidas. As equipas inscritas com sucesso devem enviar as informações relevantes, incluindo a lista de equipas, até às 22h do dia 15 de Maio. Os pedidos de alteração de elementos das equipas devem ser apresentados até às 22h do dia 22 de Maio. Não serão aceites inscrições fora do prazo, enfatizou a comissão organizadora.