Depois do relaxamento generalizado das medidas de prevenção pandémica, Macau voltou a encher-se de turistas. Na semana dourada do Ano Novo Chinês – entre os dias 21 e 27 de Janeiro – Macau recebeu um total de 451 mil visitantes. Em comunicado, a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) assinalou que o número de visitantes atingido superou as expectativas das autoridades.
Em comparação com o número total de visitantes durante o período do Ano Novo Chinês de 2022, o aumento de turistas é de 297%. Só no dia 24 de Janeiro Macau recebeu mais de 90 mil visitantes, sendo esse o recorde de visitantes diários dos últimos três anos.
Além disso, a DST destaca que o número de visitantes de Hong Kong teve um aumento muito significativo, na ordem de 2.601%. Recorde-se de que, até ao início de Janeiro, quem chegava da RAEHK era obrigado a fazer quarentena à chegada a Macau.
A DST também assinala que, de acordo com números fornecidos pelo sector hoteleiro, durante a semana dourada do Ano Novo Lunar, a taxa média de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros foi de 85,7%, registando um aumento de 22,4 pontos percentuais, em comparação com a mesma altura do ano passado. No terceiro dia do Ano Novo Lunar (24 de Janeiro) a taxa média de ocupação hoteleira atingiu o valor mais alto, marcando 92,1%.
Ao nível dos preços dos estabelecimentos hoteleiros (hotéis, hotéis-apartamentos e alojamento de baixo custo), durante a semana dourada a média foi de cerca de 1.575 patacas, num aumento de perto de 50% em comparação com idêntico período no ano passado.
“Os bons resultados atingidos durante a semana dourada do Festival da Primavera mostraram a vontade dos visitantes em escolher Macau para celebrar o Ano do Coelho e experienciar em pessoa as ofertas de ‘turismo +’ da cidade, enviando um sinal positivo à indústria turística e sectores relacionados”, lê-se no comunicado das autoridades.
Na nota, a DST indica ainda que, entre 21 e 27 de Janeiro, foram realizadas 73 inspecções nos postos fronteiriços, principais pontos turísticos, a par de hotéis e outros estabelecimentos relacionados, não tendo detectado irregularidades.
A DST frisa que, durante esta altura do Ano Novo Chinês, organizou uma série de eventos, incluindo o desfile do dragão gigante dourado, a parada de celebração do Ano do Coelho, fogo-de-artifício, actividades no Museu do Grande Prémio de Macau, entre outras iniciativas.
Na noite do Festival das Lanternas – 5 de Fevereiro – terá lugar o terceiro e último espectáculo pirotécnico comemorativo. Os carros alegóricos que desfilaram na parada estarão em exibição até 12 de Fevereiro na Praça do Tap Seac. Por outro lado, a iniciativa realizada pela primeira vez este ano “Passeando pela Almeida Ribeiro — Projecto piloto para área pedonal” prossegue no próximo fim-de-semana, entre 4 e 5 de Fevereiro.