Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
34.3 ° C
34.3 °
34.3 °
77 %
6.1kmh
90 %
Ter
34 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeEntra amanhã em funcionamento parcial o Centro Modal de Transportes da Barra

      Entra amanhã em funcionamento parcial o Centro Modal de Transportes da Barra

      Com a construção iniciada em 2015 e concluída em 2020, o Centro Modal de Transportes da Barra vai abrir parcialmente amanhã, entrando em funcionamento a paragem de autocarros e parque de estacionamento com 200 lugares de estacionamento para veículos ligeiros. As restantes áreas só vão ser abertas quando se inaugurar a Estação da Barra do Metro Ligeiro.

      A Direcção dos Serviços de Obras Públicas (DSOP) anunciou a entrada em funcionamento parcial do Centro Modal de Transportes da Barra, cuja paragem de autocarros e parque de estacionamento serão abertos ao público a partir de amanhã, após quase cinco anos do início da sua construção.

      Enfatizando que a obra da extensão da linha do Metro Ligeiro até à Estação da Barra está a avançar, de modo a começar a servir a população no final de 2023, o organismo revelou que já foram realizados os trabalhos de vistoria e recepção do sistema de combate ao incêndio da estação após a sua conclusão da obra, pelo que “algumas zonas adjacentes do Centro Modal de Transportes da Barra, incluindo praça no rés-do-chão, paragem de autocarros na cave 1 e parque de estacionamento na cave 3, reúnem as condições para entrarem em funcionamento no dia 3 de Dezembro”.

      A DSOP adiantou ainda que as restantes zonas vão entrar em serviço em simultâneo com a entrada em funcionamento da Estação da Barra do Metro Ligeiro.

      O parque de estacionamento, que se localiza na cave 3 e vai ser gerido pela sociedade de Metro Ligeiro, tem 201 lugares de estacionamento para veículos ligeiros, três para deficientes e 403 para motociclos, sendo a entrada e saída situadas perto da paragem de autocarros do Centro Modal de Transportes da Barra.

      Paralelamente, o terminal de partida de determinadas linhas de autocarros será ajustado para a paragem de autocarros do Centro Modal de Transportes da Barra, que tem a capacidade para o estacionamento de cerca de 23 autocarros ao mesmo tempo.

      De acordo com as autoridades, a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) coordenou, nos dias anteriores, as duas companhias de de autocarros e a respectiva sociedade de administração de propriedades para realizar uma simulação de contingência de autocarros do Centro Modal de Transportes da Barra em caso de acidente, com objectivo de verificar e reforçar o nível de gestão em situação de emergência, incluindo grande fluxo de pessoas e inundações na estação.

      A DSOP indicou aliás que os trabalhos de colocação de relva de grande área e passeios nos dois lados da Estação da Barra do Metro Ligeiro encontram-se actualmente na fase final e na fase de arborização e, conforme o prazo de execução previsto no contrato, prevê-se a conclusão dos trabalhos antes do primeiro trimestre do próximo ano.

      Recorde-se que a empreitada de construção do Centro Modal de Transportes da Barra foi iniciada em Janeiro de 2015, com um valor de adjudicação de 1,23 mil milhões de patacas, sem ter excedido o orçamento original.

      Lam Wai Hou, actual director da DSOP e antigo coordenador do extinto Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas afirmou anteriormente que a respectiva construção já tinha sido concluída em Março de 2020. Referiu o organismo que, tendo em consideração a coordenação global das ligações que o Centro Modal de Transportes da Barra fará com as rodovias envolventes na Rua de S. Tiago da Barra e na Pousada de S. Tiago, bem assim como a remodelação e o melhoramento a realizar nos locais de confrontação que existam com o Edifício da Sede dos Serviços de Alfândega, foi lançada a Empreitada de melhoramento do Centro Modal de Transportes da Barra no terceiro trimestre do mesmo ano.

      O responsável salientou já no início do ano que estava a coordenar com outros departamentos para abertura das instalações.

      Com a construção do Centro Modal de Transportes da Barra, o Governo espera torná-lo um nó de transportes no sudoeste da Península de Macau, bem como melhorar a ligação dos transportes públicos entre a Península de Macau e o Cotai, assim como entre as novas zonas urbanas e os bairros antigos, através da integração do Metro Ligeiro, autocarros e outros meios de transportes públicos.