Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.8 °
26.9 °
94 %
3.1kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeServiços de Saúde adoptam medidas para reforçar protecção

      Serviços de Saúde adoptam medidas para reforçar protecção

      Nos últimos dias, foram registados alguns casos de melioidose em Hong Kong (um total de 36 casos até ao dia 12 de Novembro). Embora a melioidose, que é uma doença infecciosa rara provocada pela bactéria Burkholderiapseudomallei, mas relevante que ainda não tenha sido detectada em Macau, os Serviços de Saúde tomaram várias medidas para reforçar a prevenção, incluindo a elaboração das orientações relacionadas com a definição e os procedimentos de tratamento para o caso de melioidose, continuando a monitorizar e alertar os casos, melhorando a vigilância dos profissionais de saúde da linha da frente e intensificando a educação para a saúde e o trabalho de divulgação junto do público, anunciaram ontem as autoridades sanitárias em comunicado.

      Nesse sentido, e a fim de aprofundar a compreensão dos profissionais de saúde da linha de frente sobre a doença, os Serviços de Saúde realizaram, esta terça-feira, um seminário dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento de melioidosecom a presença de mais de 100 profissionais de saúde. No mesmo comunicado, os Serviços de Saúde referiram que o seminário teve por objectivo “reforçar a vigilância dos profissionais de saúde da linha da frente sobre a melioidose, de forma a detectar precocemente as pessoas infectadas e a sua origem da infecção”.

      Paralelamente, as autoridades sanitárias do território apelam para que a população – especialmente as pessoas com doenças crónicas ou com imunidade fraca – para tentar evitar o contacto com solos contaminados ou águas barrentas, bem como usando roupa de protecção adequada no exercício de actividades que possam entrar em contacto com terra ou águas barrentas. Por outro lado, acrescentam os Serviços de Saúde, “deve-se prestar atenção à higiene alimentar e não beber água não fervida ou não tratada”.

      A melioidose é uma doença vista como rara, mas grave, que ocorre mais vezes na Ásia e na Oceânia. Os sintomas são inespecíficos, mas os pacientes infectados costumam sentir febre, dores nas articulações e dores de cabeça.

      Segundo diversos especialistas, o quadro ainda pode agravar-se para pneumonia, formação de abscessos ou infecções no sangue. Entre 10% a 50% das pessoas que chegam a esta fase mais adiantada da doença morrem.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau