Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeEquipa de investigação da UM ganha medalha de ouro no iGEM

      Equipa de investigação da UM ganha medalha de ouro no iGEM

      Uma equipa de estudantes de licenciatura da Faculdade de Ciências da Saúde (FHS) da Universidade de Macau (UM) ganhou recentemente uma medalha de ouro no concurso International Genetic Engineered Machine (iGEM) devido a um estudo sobre a redução da acidez no ambiente aquático, anunciou a universidade em comunicado.

      A competição deste ano atraiu 346 equipas de 41 países e regiões, incluindo equipas das principais universidades do mundo, como Massachusetts Institute of Technology, Harvard University, Tsinghua University ou Peking University. Este é o quarto ano consecutivo em que a UM é galardoada neste concurso internacional e também a terceira vez que a universidade conquista uma medalha de ouro, acrescentou a UM no mesmo comunicado.

      Sob a supervisão dos professores Leo Lee, Tam Kin Yip e Garry Wong, a equipa da UM, formada por 22 estudantes de licenciatura, desenvolveu um projecto intitulado “AcidOceanus” para explorar como retardar a acidificação do oceano devido ao excesso de dióxido de carbono. O projecto visa manter o equilíbrio da ecologia marinha através da modificação genética de Escherichia coli (E. coli) para absorver os íons de hidrogónio na água acidificada.

      Wu Xinrui, líder da equipa de estudantes, conta que todos se engajaram em diversas actividades nas horas vagas para se prepararem para a competição, incluindo “a concepção do projecto, realização de experiências, intercâmbio com outras equipas, promoção da conscientização sobre questões ambientais nas escolas primárias e secundárias locais e criar um site para mostrar os resultados de suas pesquisas”. “Todos nós superámos vários desafios nesse período, a partir dos quais desenvolvemos conhecimentos científicos e enriquecemos habilidades interpessoais. A conquista da medalha de ouro é um reconhecimento das capacidades de investigação e capacidade de resolução de problemas dos alunos da UM”, referiu Wu, citado pelo mesmo comunicado da UM.

      Ao mesmo tempo, uma equipa de estudantes da Escola Secundária Pui Ching, supervisionada por Leo Lee e por Liu Tzu-Ming, também ganhou prémios neste concurso. Com um projecto intitulado “Apoiando o cultivo hidropónico usando bactérias projectadas: sistemas de direcionamento de hormónios e ajuste de pH”, a equipa da Pui Ching ficou em segundo lugar na categoria de ensino médio e ganhou uma medalha de ouro, além de outros prémios. “Ao longo dos anos, a UM tem trabalhado com escolas primárias e secundárias locais para fomentar o interesse dos alunos pela ciência e melhorar as suas capacidades de investigação desde cedo, com vista a contribuir para o desenvolvimento do talento científico e tecnológico em Macau”, refere a universidade.

      O iGEM foi fundado em 2003 como um curso intersessões no Massachusetts Institute of Technology. Tornou-se uma competição de Verão em 2004 e é uma competição global desde 2005. Este ano foi realizado online.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau