Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadePopulação obrigada a novo teste em massa

      População obrigada a novo teste em massa

      Toda a população terá de realizar, durante o dia de hoje, mais um teste em massa. As autoridades anunciaram ontem a medida, justificando-a com os novos casos positivos detectados recentemente no território, nomeadamente o de um residente de Macau que vive em Zhuhai. Este teste em massa realiza-se até amanhã às 11h00 e as autoridades dizem estar atentas ao tufão que se aproxima da região.

      Depois de um novo caso positivo de Covid-19 na região, as autoridades voltam a sujeitar a população a mais um teste de ácido nucleico em massa. Estava previsto que o novo teste se realizasse apenas durante o dia de hoje devido ao tufão Nalgae, que se aproxima da região, mas o prazo foi alargado até às 11h00 de amanhã. As autoridades dizem-se atentas e, se for içado o sinal 8 de tempestade tropical, o teste em massa poderá ser suspenso.

      O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus foi notificado ontem pelo Serviço de Saúde de Zhuhai de que um residente de Macau, de 58 anos, que reside em Zhuhai e trabalha em Macau, foi submetido a um teste de ácido nucleico na cidade vizinha, tendo o resultado sido positivo. O homem trabalha na Rua do Tesouro e distribui peixe a vários restaurantes de Macau. O estabelecimento foi encerrado pelas autoridades.

      Entretanto, as autoridades estão a tentar verificar quais os restaurantes onde o homem fez entregas. Na conferência de imprensa, Leong Iek Hou, chefe da Divisão de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis dos Serviços de Saúde, indicou que o homem está a tentar recordar-se de todos os locais por onde passou nos últimos dias e referiu que o paciente não efectuou sempre o ‘scan’ do local no código de saúde.

      “Não sabemos bem o seu percurso, não sabemos bem a fonte e não sabemos a relação deste caso com outros casos, por isso poderá haver transmissão oculta e o risco tem vindo a aumentar”, admitiu Alvis Lo na conferência de imprensa de ontem, anunciando: “Para prevenir, anunciamos que, a partir de amanhã [hoje], vamos realizar teste em massa”. Para a realização deste teste em massa, os cidadãos devem usar as máscaras KN95, pediram as autoridades.

      Este teste vai ser realizado apenas durante o dia de hoje entre as 7h e a meia-noite devido ao eventual impacto do tufão Nalgae, que se aproxima de Macau. As autoridades dizem estar atentas à evolução das condições meteorológicas e, se os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) içarem o sinal 8 de tempestade tropical durante o dia de hoje, o teste em massa será suspenso.

      A situação não obriga, no entanto, à suspensão das aulas. As creches, escolas primárias, secundárias e instituições de ensino superior vão continuar a funcionar normalmente.Alvis Lo frisou que é necessário observar os resultados desta ronda de teste em massa para perceber se serão necessárias mais rondas futuramente.

      Desta vez, não há isenções para a realização do teste. Todos os cidadãos são obrigados a deslocar-se aos postos. Se a pessoa tiver realizado um teste de ácido nucleico na noite de ontem, não necessita de realizar outro hoje. As autoridades indicaram também que vão aumentar o número de postos de testes de ácido nucleico e apelaram aos empregadores para que permitam aos trabalhadores irem realizar o teste dentro do horário de trabalho, para evitar filas ao fim do dia ou durante a hora de almoço.

      Ontem também foram detectados mais dois casos positivos dentro de uma das zonas de gestão de controlo, no Edifício Wang Heng, que é uma zona vermelha desde o dia 26 de Outubro. Trata-se da mulher e do filho que coabitam com o homem, de 57 anos, o caso relacionado com caso importado registado a 28 de Outubro.

      As autoridades de Zhuhai também anunciaram ontem que a medida que restringe o trânsito de fronteiras entre Macau e Zhuhai a apenas uma entrada e a uma saída por dia por indivíduo vai manter-se até ao dia 31 de Janeiro, pelo menos.