A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Macau (UM) realizou recentemente uma cerimónia para a segunda turma de alunos do programa. Lançado em 2021, tornou-se muito popular entre os estudantes e o número de candidatos aumentou 77% em relação ao ano passado. O curso procura “formar profissionais de alto nível da administração pública que possam combinar teoria e prática para Macau, na Grande Baía e em todo o espaço da Grande China”.
A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Macau (UM) realizou, por estes dias, uma cerimónia para a segunda turma de alunos do programa de doutoramento em Administração Pública (DPA, na sigla inglesa), anunciou ontem o estabelecimento de ensino superior em nota de imprensa.
Lançado em 2021, o programa DPA tornou-se “muito popular entre os estudantes”, tendo o número de candidatos aumentado 77% em relação ao ano anterior. Para este ano lectivo, o programa admitiu 28 novos alunos “que vêm de diferentes sectores e actuam em diversos cargos, incluindo funcionário público, executivo de empresa, administrador de empresas estatais, advogado e jornalista”.
Perante a grande procura, o reitor da UM afirmou que “tanto o Governo Central como o Governo da RAEM esperam que a universidade seja globalmente orientada para servir as necessidades dos profissionais de todas as esferas da vida”. Yonghua Song explicou que a UM “lançou um programa de doutoramento profissional, orientado para a prática, e é o primeiro programa de doutoramento profissional em administração pública leccionado em chinês em Macau e também no mundo”.
Ainda segundo o mesmo responsável, a universidade “está totalmente comprometida em entregar o programa, apesar dos desafios que enfrenta em termos de design curricular e da diversidade de origens dos alunos”. “Encorajo os alunos do programa a adquirir diferentes experiências internacionais, teorias e métodos através do programa, bem como a reflectir e aprimorar a sua experiência de gestão, fornecendo novas ideias para o trabalho e contribuindo para o país”, disse.
Ainda durante a cerimónia, quatro alunos da primeira turma do programa DPA partilharam os seus resultados de aprendizagem e investigação com os novos alunos. Li Haiming, Xie Xuyang, Lei Choi Hong e Zhang Xinyu referiram que trabalharam, essencialmente, em quatro tópicos, respectivamente, “Teoria da Gestão Pública e Práticas Atuais”, “Novo Desenvolvimento da Administração Pública na China”, “Desenvolvimento da Zona Franca de Guangdong para a Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau – Implicações para a Diversificação Económica de Macau” e “Análise das Organizações Sociais em Macau”.
Considera a UM que o principal objectivo de doutoramento em Administração Pública é o de “formar profissionais de alto nível da administração pública que possam combinar teoria e prática para Macau, na Grande Baía e em todo o espaço da Grande China”. “O programa também visa capacitar investigadores de políticas públicas e analistas de ‘think tanks’, uma vez que as disciplinas do programa cobrem uma ampla gama de tópicos, como administração pública e análise de políticas, teoria e prática da administração pública, administração pública na China, Hong Kong e Macau e assuntos públicos”, refere a universidade, acrescentando que “as aulas são ministradas aos fins-de–semana de forma intensiva para acomodar o horário de trabalho dos alunos”.