Edição do dia

Quarta-feira, 7 de Dezembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu limpo
17.9 ° C
21.6 °
17.9 °
72 %
7.2kmh
0 %
Qua
19 °
Qui
22 °
Sex
22 °
Sáb
22 °
Dom
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Inscrições em doutoramento da UM em Administração Pública muito requisitadas

      Inscrições em doutoramento da UM em Administração Pública muito requisitadas

      A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Macau (UM) realizou recentemente uma cerimónia para a segunda turma de alunos do programa. Lançado em 2021, tornou-se muito popular entre os estudantes e o número de candidatos aumentou 77% em relação ao ano passado. O curso procura “formar profissionais de alto nível da administração pública que possam combinar teoria e prática para Macau, na Grande Baía e em todo o espaço da Grande China”.

      A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Macau (UM) realizou, por estes dias, uma cerimónia para a segunda turma de alunos do programa de doutoramento em Administração Pública (DPA, na sigla inglesa), anunciou ontem o estabelecimento de ensino superior em nota de imprensa.

      Lançado em 2021, o programa DPA tornou-se muito popular entre os estudantes”, tendo o número de candidatos aumentado 77% em relação ao ano anterior. Para este ano lectivo, o programa admitiu 28 novos alunos que vêm de diferentes sectores e actuam em diversos cargos, incluindo funcionário público, executivo de empresa, administrador de empresas estatais, advogado e jornalista.

      Perante a grande procura, o reitor da UM afirmou que tanto o Governo Central como o Governo da RAEM esperam que a universidade seja globalmente orientada para servir as necessidades dos profissionais de todas as esferas da vida”. Yonghua Song explicou que a UM lançou um programa de doutoramento profissional, orientado para a prática, e é o primeiro programa de doutoramento profissional em administração pública leccionado em chinês em Macau e também no mundo.

      Ainda segundo o mesmo responsável, a universidade está totalmente comprometida em entregar o programa, apesar dos desafios que enfrenta em termos de design curricular e da diversidade de origens dos alunos. “Encorajo os alunos do programa a adquirir diferentes experiências internacionais, teorias e métodos através do programa, bem como a reflectir e aprimorar a sua experiência de gestão, fornecendo novas ideias para o trabalho e contribuindo para o país”, disse.

      Ainda durante a cerimónia, quatro alunos da primeira turma do programa DPA partilharam os seus resultados de aprendizagem e investigação com os novos alunos. Li Haiming, Xie Xuyang, Lei Choi Hong e Zhang Xinyu referiram que trabalharam, essencialmente, em quatro tópicos, respectivamente, Teoria da Gestão Pública e Práticas Atuais, Novo Desenvolvimento da Administração Pública na China, Desenvolvimento da Zona Franca de Guangdong para a Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau – Implicações para a Diversificação Económica de Macau e Análise das Organizações Sociais em Macau”.

      Considera a UM que o principal objectivo de doutoramento em Administração Pública é o de “formar profissionais de alto nível da administração pública que possam combinar teoria e prática para Macau, na Grande Baía e em todo o espaço da Grande China. O programa também visa capacitar investigadores de políticas públicas e analistas de think tanks, uma vez que as disciplinas do programa cobrem uma ampla gama de tópicos, como administração pública e análise de políticas, teoria e prática da administração pública, administração pública na China, Hong Kong e Macau e assuntos públicos”, refere a universidade, acrescentando que “as aulas são ministradas aos fins-desemana de forma intensiva para acomodar o horário de trabalho dos alunos.