Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
25.9 ° C
26 °
25.9 °
94 %
2.6kmh
75 %
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
28 °
Ter
27 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeTestes diários para pessoal de limpeza, segurança e gestão de condomínios

      Testes diários para pessoal de limpeza, segurança e gestão de condomínios

      O pessoal de limpeza, de segurança e de gestão de condomínios vai ser obrigado a realizar testes diários de ácido nucleico entre hoje e sábado, anunciou ontem o Governo. As autoridades registaram ontem um total de 941 casos, o que significa um aumento de 89 casos em comparação com o dia anterior, o que está dentro das previsões do Executivo, disse Leong Iek Hou.

       

      Todos os trabalhadores de limpeza, de segurança e de gestão de condomínios vão ter de realizar diariamente – entre hoje e sábado – testes de ácido nucleico, anunciaram ontem as autoridades sanitárias. Na conferência de imprensa do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, os responsáveis explicaram que este grupo de profissionais apresenta maior risco de transmissão do vírus.

      Hoje começa uma nova ronda de teste em massa e a organização será semelhante ao da ronda anterior, com 64 postos de testes, inclusivamente 44 postos gerais, 13 pagos e sete para quem tem necessidades especiais. Os testes desta ronda podem ser feitos até às 18h de amanhã.

      “Para assegurar segurança quer dos cidadãos, quer dessas pessoas, vamos reforçar testes para esses três tipos de trabalhadores”, explicou Luís Gomes, chefe substituto do Departamento do Ensino Não Superior da Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ). Leong Iek Hou, chefe da Divisão de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis dos Serviços de Saúde, também disse que “estas pessoas apresentam um maior risco de transmissão”, uma vez que foram verificados “vários casos” junto deste grupo.

      Os testes terão de ter um intervalo de 24 horas e contarão também para a testagem em massa, para assim o grupo alvo não ter de repetir os testes. Luís Gomes pediu aos empregadores destes trabalhadores para que eles possam realizar os testes durante o horário de trabalho.

      O balanço feito ontem dava conta de que há agora um total de 941 casos positivos ligados ao surto que começou a circular na comunidade há pouco mais de duas semanas. Este número reflecte um aumento de 89 casos em comparação com o dia anterior. Ontem à tarde havia ainda 50 conjuntos de amostras positivas. Este aumento no número de casos está dentro da previsão do Governo, garantiu Leong Iek Hou, assinalando que o número de infecções vai continuar a aumentar.

      Depois de, no domingo, as autoridades terem anunciado os primeiros casos de morte relacionados com a Covid-19 em Macau, os responsáveis disseram ontem que há mais dois casos que inspiram cuidados. Um deles é um caso de um bebé de três meses que se encontra em estado estável. O outro caso é o de um paciente com 71 anos, com doenças crónicas, que necessita de ventilador. “Não descartamos a possibilidade de que possa vir a piorar a sua situação”, afirmou Lei Wai Seng, responsável do Centro Hospitalar Conde de São Januário.

      Leong Iek Hou indicou também na conferência de imprensa de ontem que as autoridades sanitárias encerraram o primeiro piso do Four Seasons por haver risco de contágio. Na segunda-feira, as autoridades tinham revelado a existência de mais de 40 casos ligados ao local. Os outros andares do Four Seasons mantêm-se abertos, já que, segundo as autoridades, não apresentam risco de transmissão. Leong Iek Hou referiu também que foi descoberto um novo grupo de contágio no Grand Lisboa, envolvendo 13 pessoas que trabalham em diferentes áreas. No entanto, a clínica não explicou quais as medidas a serem aplicadas ao local.

      Na conferência de imprensa, os responsáveis insistiram no apelo para que os cidadãos usem as máscaras KN95, que são distribuídas na realização dos testes em massa. Hoje começa uma nova ronda de testes em massa e serão distribuídas mais dez máscaras destas a cada cidadão.

       

       

      PONTO FINAL