Edição do dia

Sexta-feira, 12 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
26.9 ° C
27.1 °
25.9 °
89 %
2.6kmh
20 %
Sex
28 °
Sáb
30 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura A “vida de bossa nova” de Eva & Sin

      A “vida de bossa nova” de Eva & Sin

      Eva e Sin, um casal de Macau apaixonado pelo samba, jazz e bossa nova, dão a conhecer a música brasileira no interior da China. Enquanto banda são Eva & Sin e vão lançar no próximo mês o primeiro single, que conta com a participação de Claudio Kumar. “Escolhemos viver uma vida de bossa nova”, diz Eva.

       

      O samba, o jazz e a bossa nova também se manifestam na China. As sonoridades brasileiras ouvem-se especialmente em Dali, na província de Yunnan, e a culpa é de um casal de Macau: Eva e Sin. Eva & Sin é o nome da banda fundada em 2016 e sedeada em Dali. Desde então, este casal de Macau tem actuado na China, mas não só. Para o próximo mês está agendado o lançamento do primeiro ‘single’: “You Are The One You Want”.

      Foi ainda no liceu que o casal começou a namorar, ao som de Lisa Ono, cantora e compositora nipo-brasileira. À boleia de Lisa Ono surgiram na sua discografia nomes como António Carlos Jobim e João Gilberto, por exemplo. A música brasileira “soa relaxada, suave, doce, romântica”, descreve Eva ao PONTO FINAL. “Escolhemos viver uma vida de bossa nova”, diz.

      Em 2016, decidiram mudar-se para Dali e viver profissionalmente da música. “Escolhemos viver em Dali devido ao ar limpo e à natureza, que faz com que as pessoas fiquem realmente calmas e concentradas”, justifica. Desde então têm tocado em festivais e eventos no interior da China. “Queremos promover este estilo junto do público do interior da China, mostrar às pessoas a beleza da bossa nova, refazendo músicas clássicas chinesas em mandarim ao estilo da bossa nova”. Segundo Eva, na China, o público tem aplaudido a bossa nova em mandarim dos Eva & Sin. “Sentem boa energia” com a música, saliente a vocalista.

      O casal tinha como objectivo viver entre três cidades: Macau, Dali e Lisboa. No entanto, devido à pandemia, esse sonho teve de ficar adiado e a banda manteve-se em Yunnan: “A Covid-19 alterou todos os nossos planos, mas temos de seguir em frente e tentar fazer o nosso melhor quaisquer que sejam os planos que não consigam acompanhar as mudanças”.

      Há três anos, a banda foi até Portugal, onde conheceu o músico brasileiro Claudio Kumar, um dos responsáveis pela edição do ‘single’. Kumar é o produtor e guitarrista de “You Are The One You Want”. O ‘single’ que vai ser lançado em Julho conta também com a letra de Pal Lok, piano de Claudio Andrade, percussão de Joel Silva e baixo de Ozeas Miranda. “Estamos muito agradecidos por termos a oportunidade de colaborar e partilhar a nossa música com estes músicos fantásticos de Portugal e do Brasil”, afirma Eva, acrescentando que a banda está a trabalhar em mais canções.

      Eva & Sin estão agora à espera que a pandemia permita dar concertos em outras zonas do mundo: “Esperamos, quando a situação da pandemia e as medidas de prevenção se tornarem mais flexíveis, voltar a explorar o mundo com a nossa música”.

       

      PONTO FINAL