Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.3 ° C
27.6 °
25.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
27 °
Sex
27 °
Sáb
27 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeÉ Carnaval, ninguém leva a mal

      É Carnaval, ninguém leva a mal

      Pelo contrário. Macau vai comemorar o Dia Internacional dos Museus numa espécie de carnaval fora do tempo. Museus aderentes lançam um pacote de actividades que vão desde workshops criativos até aventuras aquáticas, passando por um concurso de criação de selo ou ainda actividades para descoberta da natureza. O “Poder dos Museus” é o tema para um evento que reúne museus de todo o mundo.

       

      Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de Maio, um total de 20 museus do território vão organizar em conjunto a edição deste ano do “Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau” sob o tema “O Poder dos Museus”. A cerimónia de abertura terá lugar no dia 29 de Maio, pelas 14h, no Jardim do Mercado do Iao Hon, anunciou ontem, no Museu do Grande Prémio de Macau, o Instituto Cultural (IC) em conferência de imprensa onde estiveram presentes representantes de alguns dos museus aderentes.

      Segundo o chefe do departamento de Museus do IC, Sam Hou In, são esperados, este ano, cerca de 1.200 participantes. Todo o evento custará ao erário público pouco mais de 500 mil patacas. “Há, claramente, uma redução de participantes no carnaval após a pandemia”, afirmou o responsável, secundado pela directora do Museu de Macau, Lou Ho Ian, que avançou número concretos daquele museu. “Antes da pandemia de Covid-19 recebíamos uma média de 500 mil visitantes por ano. Em 2020, recebemos cerca de 100 mil e, no ano passado, recebemos 90 mil”.

      Na abertura do evento, a organização revelou que haverá jogos de cabine, workshops, visitas guiadas e um jogo no WeChat com sorteio de prémios. Foi convidado o departamento de Cultura e Turismo da província de Guangdong e os museus sob a alçada do mesmo para participar no evento e do Departamento de Lazer e Serviços Culturais do Governo de Hong Kong para montar o seu stand promocional no local.

      Durante todo o mês de Maio, os museus estarão abertos ao público gratuitamente em horários específicos, sendo igualmente realizadas exposições, workshops, visitas guiadas e outras actividades comemorativas.

      O Museu do Grande Prémio irá ter uma tendinha instalada no Iao Hon com jogos sob o tema “Trajectória eléctrica”. Ao mesmo tempo, durante os dias 15 e 22 de Maio, o museu organizará quatro sessões de workshops gratuitos, dedicados à família, sob os temas de impressão do carro de corrida em 3D e de copos de vela com carros.

      Já o Museu Marítimo, organizará uma série de jogos pedagógicos. Nos dias 14, 15 e 18 de Maio, das 10h às 17h30, haverá jogos com canhões de água, workshops de como fazer sacos com especiarias e ainda diversão com barcos telecomandados.

      O Museu das Comunicações organiza o jogo interactivo “Acerte no Alvo Postal” e um concurso que visa “desenhar a minha estória de selos”. “A fim de incentivar e revelar novos artistas plásticos, crianças, jovens e o público em geral, estão limitados ao uso de selos ou blocos filatélicos de Macau China para criação dos seus trabalhos”, pode ler-se no comunicado, que ainda refere a organização de oficinas de trabalho relacionadas com a série STEM Estúdio Geométrico: “Círculos Concêntricos de Cores de Kandinsky” e “Quadrados Vermelhos, Azuis e Amarelos de Mondrian”.

      Outros museus, como o Centro de Ciência de Macau ou o Museu dos Bombeiros, também terão diversas actividades pensadas para o mês de Maio. O Centro de Ciência concebeu uma série de eventos relacionados com a natureza com histórias sobre espécimes, sobre rochas e sobre insectos. Já o Museu dos Bombeiros estará presente no Iao Hon também com tendas de jogos e exposições. A ideia passa por “elevar o entendimento sobre as tarefas dos bombeiros junto dos moradores, aumentando a consciência de prevenção contra incêndios”.

      A edição deste ano do Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau é organizado conjuntamente pelo Museu de Arte Sacra e Cripta, Antiga Farmácia Chong Sai, Galeria de Arquivo Histórico de Tung Sin Tong, Museu Memorial de Xian Xinghai, Museu Memorial Lin Zexu de Macau, Espaço Patrimonial – Uma Casa de Penhores Tradicional, Museu dos Bombeiros, Museu Marítimo, Museu das Comunicações, Museu da História da Taipa e Coloane, Tesouro de Arte Sacra do Seminário de S. José, Antiga Residência do General Ye Ting, Museu Memorial de Zheng Guanying, Museu do Grande Prémio de Macau, Museu das Ofertas sobre a Transferência de Soberania de Macau, Museu das Forças de Segurança de Macau, Centro de Ciência de Macau, Museu de Macau, Museu de Arte de Macau e pelas Casas da Taipa.

      O Dia Internacional dos Museus foi designado pelo Conselho Internacional de Museus em 18 de Maio de 1977, tendo como objectivo sensibilizar o público para a importância dos museus e promover o desenvolvimento do sector museológico.

       

      PONTO FINAL