Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.3 ° C
27.6 °
25.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
27 °
Sex
27 °
Sáb
27 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeTributos a José Saramago promovidos pela Universidade de Macau

      Tributos a José Saramago promovidos pela Universidade de Macau

      Por ocasião das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, o departamento de Português da UM, através do seu Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos, realizará duas iniciativas online em homenagem ao Nobel de Literatura português. Um seminário com a académica Helena Carvalhão Buesco e um webinar com dois tradutores da obra do escritor são a proposta.

       

      O Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos (CIELA) do departamento de Português da Universidade de Macau (UM) anunciou ontem a realização de duas iniciativas online em homenagem ao escritor José Saramago, num ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.

      Assim, o tributo ao Nobel de Literatura português divide-se em duas partes: um seminário aberto a ter lugar nos dias 21, 23 e 24 de Março e, ainda, um webinar com dois dos tradutores de Saramago para chinês e japonês, respectivamente, no dia 7 de Abril.

      Concebido pela professora Helena Carvalhão Buesco, da Universidade de Lisboa, o seminário aberto e ‘online’ intitulado “O Ano da Morte de Ricardo Reis como Paradigma da Invenção Saramaguiana”, dividido em três sessões, proporcionará aos interessados “uma introdução às principais linhas de pensamento e criatividade de Saramago desenvolvidas ao longo da sua vasta produção literária, através da apresentação, comentários e análise de duas das suas obras: O Ano da Morte de Ricardo Reis e Viagem a Portugal”, pode ler-se na página na Internet do CIELA. A académica considera ainda que estas duas obras “são os pilares da criação literária de Saramago transversais à restante produção do autor”.

      Realizado em português, o seminário das 19h15 às 21h15 (hora de Macau) pode ser acompanhado via Zoom no link https://umac.zoom.us/j/95471270325. O principal público-alvo dos seminários, releva o CIELA, são estudantes avançados de licenciatura e pós-graduação que estejam a estudar ou interessados ​​em estudos literários em língua portuguesa, “mas todos os outros interessados ​​em participar são muito bem-vindos”.

      Helena Carvalhão Buescu é professora de Literatura Comparada e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ao longo da sua carreira académica tem vindo a colaborar com algumas das mais prestigiadas universidades internacionais nos Estados Unidos da América, em diversos países da Europa, no Brasil e em Macau. É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaea, tendo recebido vários prémios pelos seus ensaios. Actualmente dirige o projecto “Literatura-Mundo Comparada: Perspectivas em Português”, tendo publicado até à data quatro de sete volumes, todos com chancela da editora Tinta-da-China, em Portugal. É igualmente poetisa, com dois livros de poesia publicados e vários ensaios publicados, tanto em Portugal como no estrangeiro. Faz também parte de várias comissões de avaliação portuguesas e europeias.

      O CIELA refere ainda que José Saramago “não é apenas um autor de destaque na esfera literária portuguesa, mas há muito que faz parte do grupo dos autores mais significativos e lidos que moldaram a literatura mundial do século XX”. Desse modo, acrescenta ainda o centro da UM, “o centenário de nascimento está a ser comemorado em todo o mundo por muitas instituições académicas e não académicas”, sendo que o departamento de Português da UM, através do CIELA, “vai também comemorar esta ocasião”. Em breve estarão também disponíveis os detalhes do webinar com os tradutores, anunciou ainda o professor Mário Pinharanda Nunes, responsável pelo CIELA da UM.

       

      PONTO FINAL