Edição do dia

Terça-feira, 9 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
27.9 °
26.9 °
83 %
5.1kmh
20 %
Seg
28 °
Ter
28 °
Qua
29 °
Qui
28 °
Sex
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Cheong Kin Man presente em exposição sobre espaços urbanos em Berlim

      Cheong Kin Man presente em exposição sobre espaços urbanos em Berlim

      O antropólogo visual de Macau é um dos convidados da exposição interdisciplinar “Sensing the City – Sense of the City”, que se realiza em Berlim. Entre 19 e 27 de Março, Cheong Kin Man vai apresentar a documentação fotográfica do projecto “Arbeitspause”, que se realizou no ano passado.

       

      Cheong Kin Man, antropólogo visual de Macau, é um dos artistas convidados para a exposição “Sensing the City – Sense of the City”, que se realiza em Berlim e também em Lisboa. O objectivo da mostra é explorar as sensações individuais em cada espaço urbano.

      “Sensing the City – Sense of the City” é uma iniciativa estudantil dos cursos de artes visuais e de arquitectura da Universidade de Arte de Berlim. A exposição terá lugar em Lisboa, na Biblioteca de Marvila, e em Berlim, na associação “Zwitschermaschine” e na galeria do ORi – Fórum de Comunicação Visual Artística.

      “Será que cada cidade tem o seu próprio ritmo?  O que é que ouvimos, vemos e sentimos quando saímos pela porta da cidade? Será demasiado alto, demasiado rápido, demasiado na moda, demasiado estreito, demasiado sujo, demasiado apinhado? Como é que conseguimos não perder o rumo?”, questiona a organização.

      O projecto expositivo tenta sentir o pulso à cidade – o sentido da cidade visa explorar as sensações individuais nos espaços urbanos. A ter lugar simultaneamente em Berlim e Lisboa, esta plataforma interdisciplinar de arte urbana acolherá obras de diversas formas e diferentes meios e será acompanhada por ‘workshops’ e outros formatos participativos.

      “Considero que é uma exposição ambiciosa, com um grande espectro de formas e de expressões tais como o audiovisual, a escultura, a fotografia, a ilustração, a instalação, a música, a multimédia ou a pintura”, descreveu Cheong Kin Man ao PONTO FINAL. Desta exposição fazem parte artistas de todo o mundo, da Alemanha ao Chile, passando, claro, por Macau.

      É na galeria do ORi – Fórum de Comunicação Visual Artística que Cheong Kin Man vai expor, entre 19 e 27 de Março, a documentação fotográfica do projecto “Arbeitspause”, que se realizou no ano passado. “Arbeitspause” significa “pausa” ou “intervalo no trabalho”. O projecto de Cheong Kin Man tem, como tema principal e contexto teórico, o conceito anglófono “commoning”, ou seja, o que está relacionado com a comunidade.

      “O projecto ‘Arbeitspause’ é uma peça de têxtil que concebi juntamente com a artista polaca Marta Sala”, explicou, descrevendo: “O projecto ‘Arbeitspause’ teve lugar no ano passado, na forma de piqueniques, ‘workshops’, rituais, e inclusivamente uma sessão de leituras pública, num parque berlinense no âmbito da campanha do Estado de Berlim “Berlim contra Violência”.

      Apesar de o projecto não ter a ver com Macau directamente, a região de Cheong Kin Man também esteve presente. “Num dos ‘workshops’ do ano passado, apresentei um ritual de dança, sem resistir a falar de Macau naturalmente, com uma bandeira costurada com um caracter chinês ‘無’, que significa ‘o vazio’ na sua forma mais primitiva”, descreveu.

      “Na presente exposição ‘Sensing the City – Sense of the City’ na galeria do ORi – Fórum de Comunicação Visual Artística, procuro justamente reconstruir não apenas o ritual e o resto do projecto de forma meramente documental, mas também recriar a possibilidade de participação das pessoas visitantes”, prometeu o antropólogo.

       

      PONTO FINAL