Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
17.9 °
15.9 °
88 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Taxa de vacinação chega aos 80%

      Taxa de vacinação chega aos 80%

      A taxa de vacinação contra a Covid-19 ultrapassou os 80%, anunciou ontem o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus. A marca foi atingida na tarde de quarta-feira e permite às autoridades de saúde dizer que “constitui uma base sólida para a criação de uma barreira imunológica em Macau, proteção da saúde e da segurança da vida dos cidadãos”.

      Em comunicado, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus lembrou que, segundo as autoridades de Hong Kong, das 1.341 pessoas que morreram na região vizinha, 91,3% não tinham concluído a administração das vacinas. A taxa de mortalidade das pessoas que completaram as duas doses da vacina foi de apenas 0,04%, e a taxa de mortalidade das pessoas não vacinadas foi de 1,25%, ou seja, 31 vezes mais do que a taxa das pessoas que completaram as duas doses.

      Por isso, as autoridades de Macau indicaram que continuam a trabalhar com os vários sectores da sociedade para promover, junto dos cidadãos, em particular idosos e crianças, a necessidade de administrar a vacina contra a Covid-19.

      Entre 25 de Fevereiro e 31 de Março, foram realizadas 21 sessões de vacinação destinadas a idosos, onde os profissionais de saúde divulgaram os benefícios da vacinação e responderam às questões individuais dos utentes dos lares e dos familiares, do modo a impulsionar a vacinação imediata dos utentes que se encontram nos lares, referiram as autoridades.

      Até quarta-feira, no âmbito da actividade “Chamada a cada idoso para o encorajamento da vacinação”, mais de 90 mil idosos ou seus familiares/cuidadores foram convocados a vacinar-se por via telefónica ou SMS. Acresce que os Serviços de Administração e Função Pública informaram os diversos serviços públicos que: os trabalhadores dos serviços públicos, que acompanhem os pais e avós, dos próprios ou dos seus cônjuges, com idade igual ou superior a 65 anos, a administrar a vacina podem, no próprio dia ou no dia seguinte ao da vacinação, ausentar-se do serviço justificadamente.

      Além disso, os Serviços de Saúde, em conjunto com a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude entre 26 de Fevereiro e 8 de Março, realizaram nove sessões da campanha de proximidade de vacinação contra a Covid-19 nas escolas, os destinatários foram estudantes, pessoal docente e encarregados. Até ao presente momento, a taxa geral de vacinação de crianças entre 3 e 11 anos aumentou de 6% para mais de 28%.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau