A deputada da Assembleia Legislativa (AL) Wong Kit Cheng enviou ontem uma interpelação escrita ao Governo da RAEM onde mostra preocupação sobre recursos humanos no sector da saúde em Macau.
Para a enfermeira-especialista do Hospital Kiang Wu, a demora da construção do novo hospital de Macau, que já está em curso, tem sido uma preocupação da população nos últimos anos. “É notório o contínuo envelhecimento da população e há, declaradamente, uma procura considerável de vários tipos de pessoal médico”, notou a também vice-presidente da Associação Geral das Mulheres de Macau
Wong Kit Cheng questiona mesmo as autoridades no sentido de saber quando serão completas as leis e regulamentos relevantes do sector da saúde, “para que os profissionais de saúde locais interessados em participar e os estudantes de saúde possam preparar-se para o seu futuro planeamento de carreira”.
A deputada frisou, por diversas vezes, na sua interpelação ao Governo que a população “está muito preocupada em saber se a futura mão-de-obra médica será capaz de satisfazer a enorme procura”, mesmo após a abertura do Complexo Hospitalar das Ilhas.
Sendo a sua área profissional, Wong Kit Cheng relembrou que o Governo estabeleceu um objectivo de 4,2 enfermeiros por mil habitantes até 2025, sendo que actualmente existem 3,8 enfermeiros por cada mil habitantes. A mudança do Colégio de Enfermagem Kiang Wu para o Cotai é uma decisão positiva, ressalva a deputada, mas a demora da conclusão do novo hospital, como disse anteriormente, traz algumas reservas em relação aos recursos humanos da área médica.
Outra situação é a falta de médicos especialistas. Embora o sistema público de saúde tenha começado a aceitar vagas de formação especializada nos últimos anos, relembra Wong Kit Cheng, há ainda alguma incógnita sobre o futuro. “Tanto a comunidade como a indústria esperam que as autoridades acelerem a formação de pessoal de saúde especializado relevante, de modo a melhorar a qualidade e quantidade do desenvolvimento dos cuidados de saúde em Macau”, atirou
Tal como o operário Leong Sun Iok, Wong Kit Cheng também pede um estudo abrangente sobre o sector da saúde. “Um inquérito à escala territorial sobre a oferta e procura de pessoal médico em Macau, de modo a ter um quadro global das necessidades de mão-de-obra dos organismos médicos públicos, privados e sem fins lucrativos”, conclui a deputada.
G.L.P.