Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRui Martins recebe Medalha de Mérito Educativo. Lótus de Ouro vai para...

      Rui Martins recebe Medalha de Mérito Educativo. Lótus de Ouro vai para Hospital Kiang Wu e Chui Sai Cheong

      André Vinagre

      Foi anunciada ontem a lista deste ano dos agraciados de mérito por parte do Governo da RAEM. O Hospital Kiang Wu e o deputado Chui Sai Cheong foram distinguidos com o Lótus de Ouro. Rui Martins foi agraciado com a Medalha de Mérito Educativo. Ao PONTO FINAL, o vice-reitor da Universidade de Macau disse que a distinção é um “reconhecimento importante” do trabalho que tem desenvolvido na instituição.

       

      Rui Martins, vice-reitor para os Assuntos Globais da Universidade de Macau (UM), foi condecorado ontem com a Medalha de Mérito Educativo do Governo da RAEM. O Governo da RAEM anunciou ontem a lista deste ano dos agraciados com medalhas e títulos honoríficos.

      Ao PONTO FINAL, Rui Martins mostrou-se “surpreendido” com a distinção. No entanto, indicou que a medalha é uma “importante distinção” à sua contribuição para o ensino superior de Macau, nomeadamente para a UM. Esse reconhecimento estende-se também à própria UM, que este ano celebra 40 anos de existência, salientou o vice-reitor. Além disso, referiu, é também o reconhecimento do laboratório de referência da electrónica e da equipa “que tem contribuído para afirmar o nome da universidade e de Macau no mundo”.

      Rui Martins tem uma ligação à UM com quase 30 anos, tendo começado em 1992. Em Setembro de 1997 assumiu então o cargo de vice-reitor da instituição.

      O Governo decidiu também conceder o grau de Lótus de Ouro ao Hospital Kiang Wu e ao deputado, empresário e vice-presidente da Comissão da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional, Chui Sai Cheong. A medalha de Lótus de Ouro serve para galardoar indivíduos ou entidades pela prestação de serviços excepcionais para a imagem e bom nome da RAEM ou de grande relevância para o seu desenvolvimento.

      A Medalha de Mérito Profissional foi atribuído aos Laboratórios de Referência do Estado para Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa da UM e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST, na sigla em inglês).

      Já a Medalha de Mérito Industrial e Comercial foi atribuída a U Seng Pan e a Wu Tat Chong. A Cinco de Outubro Pastelaria (Macau), Limitada recebeu a Medalha de Mérito Turístico. A Medalha de Mérito Cultural foi para Chui Weng Chi e para Au Chon Hin.

      A Medalha de Mérito Altruístico foi atribuída aos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário dos Serviços de Saúde; enquanto a Medalha de Mérito Desportivo foi para Kuok Kin Hang.

      Estas Medalhas de Mérito são destinadas a agraciar aqueles que se notabilizem ou distingam no exercício de actividades profissionais, fomento e desenvolvimento industrial, comercial e turístico, no exercício da actividade educativa, no contributo activo em prol do desenvolvimento artístico e cultural, do bem-estar social e de actividades filantrópicas e no domínio desportivo.

      O Governo decidiu também atribuir a Medalha de Valor a cinco entidades: Centro de Operações de Protecção Civil dos Serviços de Polícia Unitários; Departamento Policial de Macau do Corpo de Polícia de Segurança Pública; Departamento Policial das Ilhas do Corpo de Polícia de Segurança Pública; Unidade Especial de Polícia do Corpo de Polícia de Segurança Pública; e Centro de Comando de Resposta a Crises da Polícia Judiciária.

      A Medalha de Dedicação foi para a Divisão Laboratorial do Instituto para os Assuntos Municipais. A Medalha de Serviços Comunitários foi entregue à Associação de Ajuda Mútua dos Chineses Ultramarinos da Birmânia em Macau e a Cheong Lai Chan. Por fim, o Título Honorífico de Valor foi para Chen Yu Chia e para Chen Pui Lam.

       

       

      Lótus de Ouro:

      – Hospital Kiang Wu

      – Chui Sai Cheong

       

      Medalha de Mérito Profissional:

      – Laboratório de Referência do Estado para Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa (Universidade de Macau)

      – Laboratório de Referência do Estado para Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa (Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau)

       

      Medalha de Mérito Industrial e Comercial:

      – U Seng Pan

      – Wu Tat Chong

       

      Medalha de Mérito Turístico:

      – Cinco de Outubro Pastelaria (Macau), Limitada

       

      Medalha de Mérito Educativo:

      – Rui Paulo da Silva Martins

       

      Medalha de Mérito Cultural:

      – Chui Weng Chi

      – Au Chon Hin

       

      Medalha de Mérito Altruístico:

      – Serviços de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário dos Serviços de Saúde

       

      Medalha de Mérito Desportivo:

      – Kuok Kin Hang

       

      Medalha de Valor:

      – Centro de Operações de Protecção Civil dos Serviços de Polícia Unitários

      – Departamento Policial de Macau do Corpo de Polícia de Segurança Pública

      – Departamento Policial das Ilhas do Corpo de Polícia de Segurança Pública

      – Unidade Especial de Polícia do Corpo de Polícia de Segurança Pública

      – Centro de Comando de Resposta a Crises da Polícia Judiciária

       

      Medalha de Dedicação:

      – Divisão Laboratorial do Instituto para os Assuntos Municipais

       

      Medalha de Serviços Comunitários:

      – Associação de Ajuda Mútua dos Chineses Ultramarinos da Birmânia em Macau

      – Cheong Lai Chan

       

      Título Honorífico de Valor:

      – Chen Yu Chia

      – Chen Pui Lam

       

       

       

      PONTO FINAL