Edição do dia

Terça-feira, 9 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
27.9 °
26.9 °
83 %
5.1kmh
20 %
Seg
28 °
Ter
28 °
Qua
29 °
Qui
28 °
Sex
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Mulheres que planeiam engravidar ou que estão a amamentar podem ser vacinadas

      Mulheres que planeiam engravidar ou que estão a amamentar podem ser vacinadas

      Joana Chantre 

       

      O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus assegurou que há benefícios na vacinação contra a Covid-19 para quem está a planear uma gravidez ou para as mulheres que estão a amamentar. Porém, segundo as autoridades, é necessária uma avaliação detalhada realizada pelo pessoal médico.

      O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus divulgou um comunicado no sábado em que assegura que as mulheres em fase de planeamento de gravidez ou a amamentar podem ser vacinadas contra a Covid-19.

      Segundo as autoridades, a infecção por Covid-19 em mulheres  durante a gravidez pode aumentar a probabilidade de aborto ou de doenças graves, por isso, apelam para que estas pessoas se vacinem o mais rapidamente possível e antes da concepção, adiantando até que não precisam de adiar o plano de gravidez após a vacina.

      O comunicado informa ainda que a inoculação desta vacina ajuda, não só a evitar que a própria pessoa seja infectada pelo novo tipo de coronavírus, mas também previne o risco de transmissão ao bebé. A vacina também não constitui nenhum risco para a amamentação do bebé.

      Apesar de o Centro de Coordenação de Contingência assumir que actualmente ainda há falta de dados acerca da segurança de administração da vacina em grávidas, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde, a não ser que a mulher grávida se precise de deslocar a uma região de alto risco, deve suspender temporariamente, a administração da vacina.

      O comunicado sublinha também que os residentes que pretendam ser vacinados, devem procurar submeter-se antes a uma avaliação médica detalhada e prestar atenção ao caso de sofrerem de doenças que possam ter contraindicações com a vacina.

      No caso dos pacientes que sofram com doenças crónicas, o centro informa que estes pertencem ao grupo de alto risco de doença grave e morte, por isso, devem ser os prioritários na sua inoculação, caso não integrem o grupo com contraindicações da vacina.

      Em Macau, existem actualmente 18 postos de vacinação contra o novo tipo de coronavírus. Todas as pessoas com idade igual ou superior a 12 anos que ainda não tenham a vacinação completa podem aceder à página electrónica dos serviços de saúde, para procederem ao agendamento. Para uma maior conveniência da população, os postos de vacinação disponibilizam também serviços de vacinação sem marcação nem limite de vagas. Nos postos, existem duas filas de espera, uma para vacinação com e outra sem agendamento. A prioridade será dada às pessoas com marcação prévia e os indivíduos sem marcação aguardam na fila, sem que haja limite de vagas.

       

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome