Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
17.9 °
15.9 °
88 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Yoga Loft promove cursos para aprofundar a meditação e o relaxamento

      Yoga Loft promove cursos para aprofundar a meditação e o relaxamento

      O espaço Yoga Loft prepara-se para organizar cursos neste mês de Outubro – um de taças tibetanas e outro de “Awakening Joy”, com professores de experiência na área. Os cursos de 10 pessoas vão proporcionar aos participantes uma oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos de uma maneira práctica e imersiva nas áreas de bem-estar.

      O Yoga Loft está a organizar cursos de formação para o mês de Outubro, nomeadamente “Como Tocar Taças Tibetanas”, com Gil Araújo, e “Awakening Joy” – Despertar da Alegria”, com Jo Chan. Estes cursos têm o intuito de proporcionar aos participantes uma aprendizagem mais aprofundada de técnicas relacionadas com a meditação e relaxamento, segundo os organizadores.

      Gil Araújo, instrutor de yoga residente do Yoga Loft, vai ser o professor responsável pelo curso “Como Tocar Taças Tibetanas”, que vai decorrer durante dois fins de semana de Outubro, nos dias 16, 23 e 24. Esta formação teórica e prática está aberta a iniciados e inclui no preço uma taça tibetana e dois malhos que os participantes levarão para casa no final.

      Segundo a informação do comunicado de imprensa, durante 12 horas, Gil Araújo vai introduzir as origens e contexto histórico do uso das taças tibetanas e ajudar a explorar várias técnicas de manipulação deste instrumento conhecido pela sua eficácia em induzir estados de relaxamento profundo.

      Rita Gonçalves, professora e responsável pelo Yoga Loft, esteve à conversa com o PONTO FINAL para apresentar estes eventos. “Este programa já tinha sido planeado antes, porém só agora é que foi a altura certa para nós lançarmos estes cursos ao público. Eu já tinha falado com os dois professores para fazermos isto, mas achámos que mais valia esperar para até depois do Verão e lançar isto em Outubro”, começa por contar

      A professora explica que apesar de não ser a primeira vez que trabalha com Gil Araújo, visto que o português ‘yogini’ é colaborador no estúdio e de já ter feito coisas semelhantes, nomeadamente sessões de um dia, este curso de formação é bastante distinto. “Isto é uma coisa completamente diferente porque é uma formação técnica e teórica onde as pessoas vão aprender a serem elas próprias a tocar. É diferente de a pessoa estar a receber só a terapia”, explicou.

      A proprietária do espaço reitera também que a experiência é muito especial. “Acho que é bom as pessoas terem essa oportunidade de fazer uma coisa assim porque normalmente tem de se ir à Tailândia ou a Bali para aprender isto, e é muito bom haver finalmente essa possibilidade cá em Macau. São 12 horas, dois sábados à tarde e dois domingos de manhã, portanto é aprofundado”, prosseguiu.

       

      Terapia para lidar com o trauma

      A segunda formação, mais extensa, vai decorrer durante três meses e vai ser leccionada por Jo Chan, uma perita de ‘mindfulness’ natural de Macau formada em Inglaterra. “Awakening Joy” – Despertar da Alegria” é um programa de 10 sessões que recorre a várias técnicas de ‘mindfulness’. Durante 10 semanas, 10 temas entre eles, o desapego, integridade, amor próprio, ou alegria em tempos difíceis serão explorados em grupo com a orientação de Jo Chan.  “Este curso da Jo usa uma técnica muito especifica chamada’“Awakening Joy’, e aqui cada sessão trata de dar uma temática que tem naturalmente muito a ver com as bases do budismo”, explicou.

      A professora Jo Chan, que já tem muita experiência no ramo, chegou a trabalhar com crianças refugiadas. “Esta professora é muito boa porque isto é realmente a sua área de especialidade, a terapia relacionada com o trauma”, reitera Rita.

      Para participar no curso, apenas é preciso levar roupa confortável, um bloco de notas para tirar apontamentos e uma garrafa de água. O programa arranca dia 12 de Outubro, com encontro marcado para todas as terças às 19h30.

      A organização preparou também um “Workshop de Introdução” em que os interessados podem ter um contacto inicial com a formadora e técnicas leccionadas, a decorrer já no próximo sábado, das 15h às 17h30. Ambos os cursos serão lecionados em inglês.