O Instituto Cultural (IC) anunciou ontem que irá adicionar mais uma sessão do filme sobre Ryuichi Sakamoto para dia 27 de Outubro às 21h30 na Cinemateca Paixão. A exibição do filme está incluída nesta edição do Festival Internacional de Música de Macau (FIMM). A primeira exibição do filme no âmbito deste FIMM aconteceu na passada quarta-feira e a segunda está agendada para o próximo sábado, às 16h30.
“Ryuichi Sakamoto: Coda” é um documentário de 2017 realizado por Stephen Nomura Schible. O filme relata a vida e a carreira do compositor japonês e aborda as suas experiências de sobrevivência ao cancro, o seu activismo ambiental após o desastre de Fukushima e as suas inspirações musicais, incluindo o seu interesse por sons ambientes e a pontuação de filmes. O filme acompanha também o diagnóstico e a sobrevivência de Ryuichi Sakamoto a um cancro na garganta e o seu processo artístico.
“Músico de vanguarda, Ryuichi Sakamoto teve uma carreira prolífica que se estendeu por mais de quatro décadas, de estrela techno-pop a compositor vencedor de um Oscar. O seu trabalho e percurso de vida ficaram ainda mais intimamente ligados após o desastre de Fukushima, quando se tornou uma figura icónica no movimento social japonês contra a energia nuclear”, descreve a nota de imprensa do IC, acrescentando que, “na sequência de um diagnóstico oncológico, a sua assombrosa consciência ambiental levou a uma nova e retumbante obra-prima. ‘Ryuichi Sakamoto: Coda é um retrato íntimo do artista e do homem”.
Os bilhetes para os programas do FIMM estão à venda através da Bilheteira Online de Macau e os bilhetes para a actividade do Festival Extra “Música na Tela: Cinemateca Paixão” encontram-se à venda na Bilheteira da Cinemateca Paixão. As inscrições para outras actividades do Festival Extra estão abertas através da secção “Inscrição em Actividades” da Conta Única de Macau. As vagas são limitadas e algumas actividades requerem o pagamento de uma taxa de inscrição.