Edição do dia

Quarta-feira, 11 de Dezembro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
20.9 ° C
20.9 °
20.4 °
83 %
4.6kmh
20 %
Ter
21 °
Qua
23 °
Qui
18 °
Sex
17 °
Sáb
13 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaFRC inaugura exposição multimédia “Lighten Up” sobre prevenção do suicídio

      FRC inaugura exposição multimédia “Lighten Up” sobre prevenção do suicídio

      A exposição de multimédia “Lighten Up” foi inaugurada ontem, dia 15 de Outubro, no Centro Hoi Fai da Caritas Macau, pela Fundação Rui Cunha. A iniciativa, que se alinha com o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio” de 10 de Setembro, visa promover a valorização da vida e uma conscientização sobre a importância da saúde mental. A mostra, aberta até 26 de Outubro, inclui painéis informativos, experiências interactivas e murais de mensagens, incentivando a empatia e a resiliência na comunidade.

       

      A Fundação Rui Cunha inaugurou ontem, dia 15 de Outubro, uma exposição de multimédia intitulada “Lighten Up”.  Organizada no espaço do Centro Hoi Fai de “Recursos de Educação para a Vida” da Caritas Macau, uma instituição que tem como meta a promoção da valorização da vida, implementando projectos que incluam “factores psicológicos positivos” que visam melhorar a resiliência da população, por meio de actividades comunitárias e de educação social. O objectivo principal, segundo a organização, é o de contribuir para a formação de um estilo de vida “saudável e feliz”, que sirva de exemplo na prevenção do suicídio.

      A relevância desta exposição é ainda mais acentuada, em continuação ao facto de que o dia 10 de Setembro foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio” (World Suicide Prevention Day). O tema deste ano, “Mudando a narrativa sobre o suicídio”, proposto pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), sublinha a importância de reformular políticas públicas e adoptar medidas eficazes para reduzir a incidência do suicídio, bem como para destacar novas oportunidades e práticas de intervenção.

      A criação do Centro Hoi Fai, em Julho de 2024, pela Caritas Macau, está alinhada com os esforços da OMS. O centro é dedicado à organização de diversas actividades e programas formativos, que incluem palestras, workshops, encontros, mostras e eventos culturais. A Exposição Multimédia “Lighten Up” é uma dessas iniciativas significativas.

      A mostra conta com diversas partes. As áreas incluem painéis informativos, zonas de experiência, exibições de vídeos, um mural de histórias e um mural de mensagens pessoais. Os painéis informativos visam transmitir informações cruciais sobre a prevenção do suicídio e saúde mental, com o intuito de desmistificar conceitos erróneos associados a estas problemáticas. As experiências simuladas que abordam a depressão e alucinações, juntamente com discussões interactivas entre participantes, pretendem promover uma compreensão mais aprofundada das perturbações do humor e do suicídio, fomentando, por sua vez, uma maior empatia em relação às pessoas afectadas.

      Além disso, os murais destinados às mensagens e partilha de histórias apresentam outro potencial de reforçar pensamentos positivos em indivíduos que enfrentam estas questões desafiadoras.

      A cerimónia de abertura foi realizada apenas na língua chinesa, porém, a instituição a cargo da exposição convida todos a participar e a reflectir sobre a importância da prevenção do suicídio e do suporte à saúde mental. A exposição “Lighten Up” permanecerá em exibição até ao dia 26 de Outubro.