As autoridades lançaram em Junho deste ano o serviço de cacifo inteligente, que é prestado ininterruptamente durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, permitindo aos cidadãos que requerem os serviços públicos designados optar por levantar os documentos nos cacifos inteligentes instalados em seis Centros de Serviços de Auto-Atendimento de 24 horas do Governo. Até agora, já se registaram mais de 3.400 marcações para os cacifos inteligentes, “o que reflecte a necessidade existente dos serviços de auto-atendimento por parte dos cidadãos”, lê-se num comunicado da Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça (DSAJ) e da Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública (SAFP).
Actualmente, o serviço aplica-se a todos os certificados no âmbito de dados de identificação da Direcção dos Serviços de Identificação (DSI), às certidões de registo requeridas no balcão de atendimento da DSAJ e às certidões de registo de automóvel e de registo civil requeridas online mediante a Conta Única de Macau, aos vários tipos de alvará, licença, autorização administrativa e serviço de registo de estabelecimentos de géneros alimentícios do Instituto para os Assuntos Municipais (IAM), bem como ao serviço de tradução nas línguas chinesa e portuguesa da SAFP, abrangendo os serviços prestados online e offline destinados aos cidadãos, empresas comerciais e associações.
Os cacifos inteligentes da “Recolha fácil” encontram-se localizados, actualmente, em seis Centros de Serviços de Auto-Atendimento de 24 horas do Governo, nomeadamente da Praia Grande, Areia Preta, Fai Chi Kei, Centro da Taipa, Lago e Seac Pai Van. Para o levantamento de documentos, os cidadãos apenas necessitam de aceder ao código de levantamento na Conta Única de Macau ou na Plataforma para Empresas e Associações e efectuar a leitura do código para confirmar o levantamento. As autoridades acrescentam que, no futuro, o serviço será alargado.