Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaMúsica de guzheng Hakka estreia-se com a Orquestra Chinesa de Macau no...

      Música de guzheng Hakka estreia-se com a Orquestra Chinesa de Macau no Teatro Dom Pedro V

      A Orquestra Chinesa de Macau vai apresentar o concerto de música de guzheng Hakka “1000 Anos de Cordas” no próximo dia 15 de Junho, sábado, pelas 20:00 horas, no Teatro Dom Pedro V. O concerto, que integra a Temporada de Concertos da Orquestra Chinesa de Macau, conta com a orientação artística de Rao Shuhang, herdeiro da Escola de Guzheng Hakka de Guangdong e intérprete notável do instrumento.

      Segundo adiantou o Instituto Cultural (IC), o artista Rao Shuhang, em colaboração com a Orquestra Chinesa de Macau, irá interpretar várias obras da música Hanyue, que é a música Hakka de Guangdong, “permitindo ao público apreciar a elegância da música tradicional para guzheng”.

      A música de Guzheng Hakka, também conhecida como música de guzheng Hanyue de Guangdong, tem uma história de mais de mil anos, tendo sido integrada em 2019 na lista de património cultural intangível nacional.

      No concerto, o instrumentista Rao Shuhang vai interpretar a solo várias peças de Guzheng Hakka tradicionais, incluindo Lótus Emergindo da Água, Chovendo lá fora e Yashan Ai, oferecendo aos aficionados de música “um banquete musical com timbres da longínqua história do guzheng”. A Orquestra Chinesa de Macau apresentará ainda, em cooperação com o executante, várias peças famosas tradicionais, tais como Um Dragão a Atravessar o Rio, Norte para o Palácio, Poema da Câmara Ocidental, e Ave de Jade sobre o Rio, entre outras.

      Organizado pelo Instituto Cultural, o concerto “1000 Anos de Cordas” conta com a coordenação da Sociedade Orquestra de Macau, Limitada e o apoio do Banco da China (Macau). Os bilhetes já estão disponíveis para venda na Bilheteira Online de Macau, ao preço de MOP150 e MOP120.

      Além disso, na próxima quarta-feira, pelas 19:00 horas, a Orquestra Chinesa de Macau realizará uma palestra intitulada “A Elegância dos Timbres Antigos – Técnicas de Guzheng e Apreciação de Peças de Música de Guzheng Hakka de Guangdong e de Música Cantonense para Guzheng”, no Auditório do Conservatório de Macau. Na ocasião, Rao Shuhang irá compartilhar com os aficionados de música as técnicas de apreciação da música para o instrumento. A palestra terá uma duração de uma hora, com entrada livre, podendo o público consultar informações e inscrição na página de Facebook “Macao Chinese Orchestra”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau