Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva forte
30.7 ° C
33.7 °
29.9 °
89 %
4.1kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioDesportoGrande Prémio de Macau perde corrida de F3 para dar lugar a...

      Grande Prémio de Macau perde corrida de F3 para dar lugar a categoria regional

      A principal prova de automóveis do Grande Prémio de Macau, a Fórmula 3, vai ser substituída a partir deste ano pela Fórmula Regional, anunciou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). “A competição de monolugares da FIA realizada como parte do evento será reservada a carros de Fórmula Regional, tornando o evento ainda mais acessível do que nunca, abrindo-o a um vasto conjunto de potenciais pilotos que competem a nível regional”, lê-se num comunicado divulgado no ‘site’ oficial da federação.

      Num breve comunicado publicado ontem, a Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau (COGPM) referiu que tem mantido uma “estreita relação” com a FIA para coordenar a corrida. “Com o intuito de conjugar com o desenvolvimento da FIA, os modelos de carros utilizados na corrida de Fórmula 3 vão ser actualizados na edição deste ano em Macau, serão modelos mais adequados para competir no Circuito da Guia. Após análise da FIA, a prova será denominada por FIA Formula Regional World Cup e Macau continuará a ser o único anfitrião mundial desta modalidade da Taça do Mundo da FIA e irá atrair os pilotos internacionais de topo para competirem em Macau”, refere a COGPM. Relativamente a informações sobre os pilotos e os veículos da prova, a COGPM e a FIA “vão reunir-se e as informações serão divulgadas em tempo oportuno”.

      A Fórmula Regional é uma categoria de monolugares lançada em 2018 para campeonatos regionais certificados de Fórmula 3. Actualmente, existem cinco séries de Fórmula Regional certificadas pela FIA a decorrer globalmente – Américas, Europa, Japão, Médio Oriente e Oceânia – com “aproximadamente 92 pilotos” a correrem em todo o mundo, refere-se na nota. A mudança para a Fórmula Regional “é uma solução óptima a longo prazo para a competição de monolugares sancionada pela FIA em Macau”, salientou o director de Estratégia e Operações de monolugares da FIA, François Sicard, citado no mesmo comunicado.

      O Grande Prémio de Fórmula 3, inaugurado em 1983 no território e ganho nesse ano pelo piloto brasileiro Ayrton Senna (1960-1994), é a principal prova do maior cartaz desportivo de Macau. Entre 2020 e 2022, as competições da FIA não integraram o calendário do Grande Prémio de Macau devido à pandemia de covid-19, que levou as autoridades do território a fecharem as fronteiras a estrangeiros. Em Junho do ano passado, a FIA anunciou que as taças do mundo FIA GT e Fórmula 3 regressavam ao território para a 70.ª edição do evento.

      A 71.ª edição realiza-se este ano entre 14 a 17 de Novembro.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau