Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva forte
30.7 ° C
33.7 °
29.9 °
89 %
4.1kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeTempo de espera por consultas de especialidade no CHCSJ diminuiu para 3,7...

      Tempo de espera por consultas de especialidade no CHCSJ diminuiu para 3,7 semanas

      Uma comitiva da Comissão Nacional de Saúde, liderada por Cao Xuetao, subdirector do organismo, fez uma visita ao Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ). Na ocasião, Alvis Lo, director dos Serviços de Saúde, indicou que, em 2021, o tempo de espera pela primeira consulta de especialidade no hospital público era de oito semanas, e no ano passado esse tempo foi reduzido para 3,7 semanas. Em 2023, registaram-se 805 mil consultas externas de especialidade, serviços de urgência e de internamento no hospital público, assinalam as autoridades.

      Em relação ao Serviço de Urgência, os Serviços de Saúde indicaram que foi efectuada a monitorização em tempo real do número de utentes, do tempo de espera e do número de pessoas em observação, “criando um sistema de diagnóstico e tratamento de triagem por níveis e um mecanismo de alerta de três níveis, mobilizando atempadamente os recursos humanos das diversas especialidades do CHCSJ e dos centros de saúde para prestarem apoio, o que permite que o tempo médio de espera durante todo o dia, no Serviço de Urgência para adultos, se mantenha em cerca de uma hora, a percentagem de tempo de espera superior a duas horas desceu de mais de 20%, para cerca de 10% no presente momento”.

      Em comunicado, os Serviços de Saúde também frisaram que o CHCSJ dispõe de 29 especialidades e 24 subespecialidades, para além dos serviços médicos, como consultas externas de especialidade, serviços de urgência e de internamento, presta também serviços do Hospital de Dia, serviços de hemodiálise e serviços médicos externos de especialidade.

      Durante a visita, a delegação da Comissão Nacional de Saúde esteve no Serviço de Urgência, o Serviço de Radiologia e Imagiologia, o Edifício de Especialidade de Saúde Pública.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau