Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
3.6kmh
20 %
Ter
29 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeCelebração do Dia da Criança em Macau com espectáculos de alunos e...

      Celebração do Dia da Criança em Macau com espectáculos de alunos e do Exército de Libertação

      Além de despertar a atenção para os direitos e bem-estar das crianças, a comemoração do Dia Mundial da Criança em Macau também vai contar com a presença da promoção do patriotismo. Cerca de 600 alunos do ensino primário vão participar em espectáculos culturais e artísticos com a Guarnição em Macau do Exército de Libertação do Povo Chinês, sendo uma das actividades do Dia Mundial da Criança deste ano. No programa estão ainda arraiais e a atribuição de prendas às crianças internadas nos hospitais.

       

      As autoridades vão organizar uma performance com 600 crianças para participar em “Espectáculos culturais e artísticos dos alunos do ensino primário e da Guarnição em Macau do Exército de Libertação do Povo Chinês”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de Junho.

      Durante a ocasião estão previstas actuações culturais e actividades interactivas entre alunos do ensino primário e militares, “para que os alunos do ensino primário possam sentir a atmosfera festiva, celebrar a consciência nacional e promover o amor pela pátria e por Macau”, realçou o Instituto de Acção Social (IAS). A actividade vai ter lugar este domingo, das 10h30 ao meio-dia, no Quartel militar da Taipa da Guarnição do Exército de Libertação do Povo Chinês estacionado em Macau.

      Este é o segundo ano que as actividades do Dia Mundial da Criança em Macau integram o destaque da promoção do patriotismo, sendo que no ano passado foi realizada uma visita de 300 estudantes do ensino primário ao Museu do Exército do Quartel Militar da Taipa “por forma a aprofundar o conhecimento sobre o Exército de Libertação do Povo Chinês estacionado em Macau e o sentimento patriótico”.

      Para além dos espectáculos dos alunos e militares, o programa da série de actividades do Dia Mundial da Criança organizado por vários serviços públicos e organizações não-governamentais abrange ainda arraiais, distribuição de prendas às crianças internadas nos hospitais, entre outras actividades.

      O IAS salientou que a celebração consagra o tema “As crianças devem beneficiar da segurança social, gozando do nível de vida que promove o seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social”, no sentido de despertar a atenção da população para os direitos e bem-estar das crianças e, em simultâneo, permitir à população de Macau desfrutar do ambiente festivo do Dia Mundial da Criança, disse o organismo.

      Quanto ao arraial, a Federação das Associações dos Operários de Macau, a União Geral das Associações dos Moradores de Macau, a Cáritas de Macau e a Associação Geral das Mulheres de Macau vão realizar quatro arraiais. A primeira sessão vai acontecer no dia 2 de Junho, entre 9h30 e 12h00, no Campo dos Operários, perto das Portas do Cerco, e no mesmo dia vai haver uma feira das Cáritas de Macau no Jardim Luís de Camões, pelas 14h00, prolongando-se até às 17h30.

      Já no dia 15 de Junho, das 14h00 às 17h30, o arraial irá decorrer no espaço lateral do Jardim da Cidade das Flores, Taipa (Rua de Coimbra e Rua de Seng Tou) e, por último, a 23 de Junho, entre as 13h00 e as 17h00, no Salão de Convenções do Centro de Ciência de Macau e Praça da árvore em forma de coração.

      O IAS afirmou ainda que, no dia 1 de Junho, serão distribuídas prendas, patrocinadas, respectivamente, pela Comissão Organizadora do Dia Mundial das Crianças, pela Obra das Mães e outras entidades colaboradoras, a crianças internadas no Centro Hospitalar Conde de São Januário e no Hospital Kiang Wu, “como forma de lhes transmitir as saudações festivas e votos de felicidades apresentados pelo Governo da RAEM e pelos diversos sectores da sociedade”.

      Os serviços públicos e as entidades de interesse público, além disso, irão realizar entre este mês e Junho várias actividades complementares, encorajando as escolas a organizarem a participação dos estudantes. As actividades incluem o Dia da Criança com o Urso Mensageiro Guilherme, organizado pelo Comissariado contra a Corrupção, de 20 de Maio a 21 de Junho; as crianças (com idade inferior a 12 anos) irão receber uma lembrança na emissão de Cartão de Leitor, nas bibliotecas do Instituto Cultural, de 27 de Maio a 2 de Junho; workshop sobre máquina de fazer nuvens, no dia 23 de Junho, no Centro de Ciência de Macau.