Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeAMCM alerta para anúncios falsos alegadamente enviados por bancos

      AMCM alerta para anúncios falsos alegadamente enviados por bancos

      A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) alertou ontem para a existência de mensagens fraudulentas com recurso a fotografias de cheques falsos emitidos por bancos, bem como aos respectivos documentos, enviadas por parte de burlões, através de uma aplicação de comunicação de telemóvel, na qual se solicita aos cidadãos o levantamento desses cheques, pedindo-se a verificação das informações dos destinatários, com o objectivo de tentar obter ilicitamente informações pessoais dos cidadãos.

      O Banco Nacional Ultramarino (BNU) publicou um aviso na sua página electrónica, nas plataformas sociais e nas aplicações móveis, a alertar o público para a necessidade de prestar atenção aos anúncios falsos relativos a empréstimos do referido banco, disponibilizadas nas plataformas sociais, de modo a evitar situações de burla e de prejuízos inesperados.

      Assim, a AMCM alerta os cidadãos para salvaguardarem as suas informações sensíveis, designadamente, os dados de identificação pessoal, informações e senhas das contas bancárias, bem como a manterem-se atentos a eventuais chamadas telefónicas, mensagens ou emails de origem desconhecida.

      Paralelamente, a AMCM alerta, ainda, o público que não deve confiar nos anúncios de empréstimos online e que deve solicitar serviços financeiros através dos canais disponibilizados pelas instituições financeiras locais autorizadas. A lista das instituições financeiras autorizadas, as suas páginas electrónicas e as informações de contacto estão disponíveis na página electrónica da AMCM.

      Nas situações em que se verifique uma circunstância de fornecimento de informações pessoais, informações ou senhas de cartões ou de contas bancárias e de realização de transacções, através dos meios supramencionados, as pessoas envolvidas devem contactar imediatamente as respectivas instituições financeiras e ligar para a linha aberta para a prevenção de burlas da Polícia Judiciária de Macau, através do telefone n.º 8800 7777, ou para a linha aberta de denúncia 993.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau