Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioDesportoMacau acolhe cinco eventos desportivos da 15.ª edição dos Jogos Nacionais

      Macau acolhe cinco eventos desportivos da 15.ª edição dos Jogos Nacionais

       

      A 15.ª edição dos Jogos Nacionais, cuja organização será repartida entre as regiões de Macau, Hong Kong e Guangdong, vai realizar-se entre 9 e 21 de Novembro de 2025. A data foi anunciada pela Administração Geral de Desporto da China numa conferência de imprensa realizada ontem, onde foi ainda revelado que Macau vai acolher competições de ténis de mesa, basquetebol 3×3, basquetebol de cinco (categoria sub-18) e de voleibol feminino, bem como karaté para a categoria de evento de participação pública.

      Segundo as autoridades chinesas, a cerimónia de abertura dos Jogos Nacionais terá lugar em Cantão e a cerimónia de encerramento em Shenzhen. O Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, que esteve ontem presente em Cantão na conferência, assegurou que Macau irá cooperar plenamente nos trabalhos da comissão organizadora, de forma a assegurar o bom andamento dos trabalhos preparatórios. O território vai organizar dois a três eventos de teste relevantes e mais de nove mil residentes já se inscreveram como voluntários para os Jogos Nacionais.

      A realização dos 15.ºs Jogos Nacionais está prevista em simultâneo com a do Grande Prémio de Macau, que costuma ter lugar em Novembro. Pun Weng Kun, presidente do Instituto do Desporto, admitiu haver “desafios” na realização de trabalhos, mas está confiante na realização dos eventos. Citado pela Rádio Macau em língua chinesa, Pun disse que as circunstâncias foram tidas em conta no processo de preparação dos Jogos Nacionais por parte do Governo, tendo atribuído recursos humanos adequados para os diferentes eventos.

      O responsável adiantou que, conforme o plano actual, os jogos serão realizados em seis a sete instalações locais, estando agora a ser feita a optimização preliminar dos recintos, incluindo a iluminação e a rede de internet, cujo trabalho está previsto para ser concluído no início do próximo ano.

      Já para os 12.ºs Jogos Nacionais para Deficientes e dos 9.ºs Jogos Olímpicos Especiais da China, que irão decorrer de 8 a 15 de Dezembro de 2025, Macau vai ser responsável pela organização de duas provas de badminton.