Edição do dia

Sábado, 25 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.5 ° C
31 °
27.9 °
89 %
2.6kmh
20 %
Sáb
29 °
Dom
26 °
Seg
29 °
Ter
27 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaUm novo olhar sobre as subtilezas de Coloane

      Um novo olhar sobre as subtilezas de Coloane

      Francisco Ricarte apresenta exposição de fotografias este domingo, às 16h, na galeria “Hold On To Hope” em Ká Ho. Uma colaboração solidária com a ARTM que visa dinamizar o espaço expositivo organizado pela associação e dar a conhecer os recantos mais a sul do território.

      Foi durante o longo período de confinamento no território, que o fotógrafo Francisco Ricarte passou a explorar os trilhos na natureza de Coloane de maneira diferente. A impossibilidade de cruzar fronteiras trouxe um sentimento generalizado de incertezas quanto ao futuro, mas é nas situações adversas que nascem os projectos mais singulares.

      Denominada “Unnoticeable Objects +”, esta mais actualizada versão da primeira exposição realizada em 2020, propõe uma visão revigorada dos pequenos cantos e subtilezas da antiga ilha de Coloane. O conteúdo original de 10 imagens alargou-se e agora a exposição conta com 20 fotografias de cenários peculiares, 15 a preto e branco e outras 5 a cores, que instigam o espectador a apreciar o género da fotografia de paisagem, inconfundível estilo do mais recente portfólio artístico de Francisco Ricarte.

      Além disso, destaca a importância de observar com nova luz os pequenos objectos presentes na paisagem, como indica o nome da exposição, que “aparentemente não chamam a atenção, mas podem ser vistos como sujeitos em si”, descreve o fotógrafo.

      Francisco Ricarte, que é formado em arquitectura, descobriu o interesse pela fotografia em Portugal no ano de 1976. O entusiasmo por este género de expressão artística aprofundou-se ao chegar à Ásia, onde diz ter começado a ver o mundo com uma nova perspectiva. Em Macau desde 2006, tornou-se um membro activo na comunidade de fotógrafos locais, o que o levou mais tarde a fundar, em conjunto com outros, a associação fotográfica Halftone em 2021

      Em colaboração com a Associação de Reabilitação de Toxicodependentes de Macau (ARTM), que disponibilizou a galeria “Hold On To Hope” na zona de Ká Ho, o fotógrafo salienta a relação pertinente que as fotografias têm com a localização do espaço expositivo e a “proposta visual e emocional sobre Coloane” que pretende mostrar aos visitantes.

      A associação tem vindo a explorar novas iniciativas e projectos para dinamizar o espaço, recentemente renovado, para não só levar o público a conhecer a zona de Ká Ho e os trabalhos solidários realizados pelos seus membros, mas também para funcionar como plataforma de divulgação cultural e artística. Para além de exposições de arte, a ARTM tem organizado workshops de chefs de renome na sua cantina e projecta lançar uma publicação ainda em 2024.

      O projecto “Unnoticeable Objects +” de Francisco Ricarte aparece também como uma proposta solidária entre a associação e o fotógrafo. As 20 imagens apresentadas estarão disponíveis para venda a um preço simbólico e todos os potenciais fundos arrecadados serão apenas utilizados para cobrir as despesas de produção das impressões e ficarão disponíveis à ARTM.

      A exposição abre este domingo, dia 14 de Abril, às 16h e fica patente até dia 28 deste mês, sendo possível visitar a galeria entre as 10h30 e as 17h, todos os dias excepto quarta-feira e quinta-feira.