Edição do dia

Terça-feira, 16 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.1 ° C
27.1 °
25.9 °
94 %
1.5kmh
40 %
Seg
26 °
Ter
28 °
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaExecutivo compromete-se a reforçar cooperação regional e internacional na investigação científica

      Executivo compromete-se a reforçar cooperação regional e internacional na investigação científica

      As autoridades locais assumem o compromisso de prestar mais apoio às instituições de ensino superior para ter uma maior projecção internacional. Por ocasião de um evento na Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura disse esperar que a instituição cultive mais talentos competentes e patriotas. O ex-Chefe do Executivo de Hong Kong, CY Leung, destacou a importância dos jovens das RAE na ligação entre o país e o mundo.

       

      Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, admite incentivar o papel das instituições de ensino superior na investigação científica, nomeadamente em fortalecer a cooperação regional e internacional na investigação científica, promovendo a colaboração entre as instituições e o tecido empresarial para “aprimorar o ecossistema de cooperação entre Indústria, Universidade e Investigação”.

      Ao discursar ontem na cerimónia de celebração do Aniversário da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) e Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa, Elsie Ao Ieong destacou ainda a valorização industrial dos resultados da investigação científica de Macau, expressando a vontade de assegurar que o desenvolvimento das instituições de ensino superior seja orientado pelas dinâmicas do mercado.

      “No futuro, o Governo da RAEM continuará a apoiar as instituições de ensino superior na sua evolução para patamares mais elevados e de maior projecção internacional, empenhando-se em maximizar o seu papel na formação de quadros qualificados para o desenvolvimento nacional e de Macau”, defendeu.

      A governante congratulou na ocasião o papel da MUST em consonância com “as políticas e medidas de ensino superior do País e do Governo de Macau”, e que tem procurado a inovação na investigação científica e na pedagogia e a aumentar o seu reconhecimento social e impacto académico.

      Desse modo, a governante pretende que a instituição “agarre firmemente” as oportunidades de desenvolvimento de Macau e mantenha-se “inabalável na promoção da grande revitalização da nação chinesa”. Espera ainda que a universidade cultive mais talentos “de alta qualidade com ética e competência e que amem a Pátria e Macau”.

      A MUST atribuiu ontem o Grau de Doutor Honoris Causa a seis pessoas, incluindo CY Leung, antigo Chefe do Executivo de Hong Kong e vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Sociais.

      CY Leung, no seu discurso, citado pelo Jornal Ou Mun, salientou que a Grande Baía é o “palco” para os jovens das RAE servirem o país. “Hong Kong é uma cidade altamente internacionalizada e Macau tem laços estreitos com os países de língua portuguesa, os jovens das RAE devem desempenhar o papel de ‘embaixadores amigos’ que ligam a Pátria ao mundo”, observou.

       

      MUST RECEBE MAIS CANDIDATURAS AO DOUTORAMENTO E LICENCIATURA

       

      Joseph Lee Hun-wei, reitor da MUST, afirmou ter registado um aumento de candidaturas aos cursos de doutoramento e licenciatura para o próximo ano lectivo. Um total de 21.000 pessoas candidataram-se aos programas de pós-graduação, sendo que o número de candidaturas ao doutoramento subiu cerca de um terço, enquanto o do mestrado é semelhante ao dos anos anteriores. Segundo noticiou o canal chinês da Rádio Macau, o número de candidatos no exame local aos cursos de licenciatura da MUST é o dobro face ao passado. Joseph Lee prevê, contudo, que o número total de matrículas seja semelhante ao ano passado, admitindo ainda que o nível de internacionalização da MUST ainda precise de ser melhorado.