Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMacau e Guangdong assinam acordo de cooperação sobre co-financiamento de laboratórios conjuntos

      Macau e Guangdong assinam acordo de cooperação sobre co-financiamento de laboratórios conjuntos

      O Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia de Macau (FDCT) e o Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Guangdong assinaram um acordo de cooperação sobre o co-financiamento de laboratórios conjuntos Guangdong-Hong Kong-Macau. Este acordo surgiu após a reunião do Grupo Especializado da Cooperação em Inovação Científica e Tecnológica Guangdong-Macau.

       

      Foi assinado na quarta-feira o acordo de cooperação sobre o “plano de desenvolvimento de trabalho relativo ao co-financiamento aos Laboratórios Conjuntos Guangdong-Hong Kong-Macau”, entre o Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia de Macau (FDCT) e o Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Guangdong.

      Este acordo prevê que, no futuro, as duas partes aprofundem os projectos de cooperação bilateral, “respeitante os princípios de complementaridade de vantagens e benefício mútuo, em prol do desenvolvimento conjunto”, lê-se numa nota de imprensa divulgada ontem pela Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico.

      A assinatura deste acordo aconteceu na passada quarta-feira, após a reunião do Grupo Especializado da Cooperação em Inovação Científica e Tecnológica Guangdong-Macau. Na ocasião, Tai Kin Ip, director da Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT), destacou que “a cooperação entre Guangdong e Macau tem sido uma das tarefas importantes do Governo da RAEM na promoção da cooperação regional” e referiu que, no ano passado, “ambas as partes colaboraram estreitamente na promoção pragmática do desenvolvimento sinérgico da investigação científica e tecnológica entre Guangdong e Macau, tendo obtido certos resultados”.

      Wang Yueqin, directora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Guangdong, afirmou que a criação do centro internacional de inovação científica e tecnológica da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau “constitui um objectivo e uma visão de trabalho comum para os trabalhadores que se dedicam à área da ciência e tecnologia de Guangdong e Macau”.

      A responsável disse esperar que, este ano, os trabalhos de inovação científica e tecnológica entre Guangdong e Macau, possam, “no contexto da estratégia nacional de auto-suficiência científica e tecnológica de alto nível, continuar a aproveitar a complementaridade das vantagens para alcançar o objectivo de deslocação nos dois sentidos e da cooperação com benefício mútuo”.

      Segundo o comunicado, nesta reunião, os representantes de Macau e de Guangdong fizeram um balanço dos trabalhos realizados no último ano pelo grupo especializado e dos respectivos resultados alcançados, bem como apresentaram o plano de trabalhos prioritários do grupo para 2024. Além disso, ambas as partes trocaram opiniões sobre vários trabalhos, entre outros, o reforço da cooperação na investigação científica entre Guangdong e Macau, a partilha aberta de recursos científicos e tecnológicos, o apoio à inovação e ao empreendedorismo.