Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
14.9 °
14.9 °
77 %
8.8kmh
40 %
Qui
15 °
Sex
16 °
Sáb
14 °
Dom
20 °
Seg
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Três crianças intoxicadas por monóxido de carbono encontram-se em estado estável

      Três crianças intoxicadas por monóxido de carbono encontram-se em estado estável

      Na segunda-feira, dia 5, deram entrada no Hospital Kiang Wu três crianças com idades compreendidas entre os 7 e 13 anos, depois de uma destas ter desmaiado a seguir a tomar banho. A criança do sexo feminino foi encaminhada pela ambulância ao hospital para tratamento com ajuda de um familiar. Mais tarde, outras duas crianças também recorreram ao Hospital Kiang Wu para tratamento. Após a realização de testes laboratoriais, foram detectadas concentrações de hemoglobina de monóxido de carbono, tendo os três doentes sido diagnosticados com intoxicação por monóxido de carbono e posteriormente submetidos a oxigenoterapia hiperbárica, tendo actualmente um estado clínico considerado estável. Os Serviços de Saúde (SSM) indicaram que a casa de banho desta fracção autónoma estava equipada com um esquentador a gás. Preliminarmente, suspeita-se que o incidente tenha sido causado pela acumulação de gás residual nocivo num ambiente com má ventilação, declararam as autoridades, acrescentando, contudo, que no momento do incidente, a janela da casa de banho estava aberta com uma fresta mínima, e o ventilador estava ligado.

      Os SSM recordaram na mesma nota que a inalação de monóxido de carbono pode causar tonturas, náuseas e vómitos, sendo os sintomas graves coma e até a morte. Os equipamentos de esquentador devem ser utilizados em boas condições de ventilação, caso contrário, poderão facilmente provocar a intoxicação por monóxido de carbono, frisaram as autoridades. Devem ser instalados por técnicos certificados, de preferência no exterior da casa, e quando tal não for possível, deve-se evitar instalar esquentadores do tipo chaminé nas casas de banho.

      No mesmo comunicado, as autoridades indicaram ainda que em caso de ocorrência de suspeita de intoxicação por monóxido de carbono, se deve sair rapidamente do local, ou apoiar a pessoa intoxicada a dirigir-se para o exterior, recorrendo o mais rápido possível ao médico ou à linha de emergência.

       

       

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau