Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
17.9 ° C
17.9 °
16.9 °
88 %
2.6kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Termómetros baixaram aos 4,3 graus, uma das temperaturas mais baixas desde 99

      Termómetros baixaram aos 4,3 graus, uma das temperaturas mais baixas desde 99

      Na noite de terça-feira, os termómetros desceram aos 4,3 graus Celsius. Esta temperatura é a sétima mais baixa desde pelo menos 1999, ano até onde recuam os dados estatísticos publicados no site dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

       

      A noite de terça para quarta-feira foi uma das mais frias dos últimos 25 anos. Os termómetros baixaram aos 4,3 graus Celsius, uma temperatura que, segundo os dados publicados na página online dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos e analisados pelo PONTO FINAL, foi a sétima mais baixa desde pelo menos 1999, ano até onde recuam os registos online disponibilizados no site do organismo.

      Observando as temperaturas mínimas registadas desde esse ano, é possível verificar que no mês de Janeiro de 2016 foram batidos os recordes a este respeito, registando as duas temperaturas mínimas mais baixas. No dia 24 de Janeiro de 2016, os termómetros chegaram aos 1,6 graus Celsius. No dia seguinte, a mínima foi de 3,4 graus.

      A terceira temperatura mais baixa desde que há registos no site dos SMG verificou-se no dia 23 de Dezembro de 1999, quando as temperaturas baixaram aos 3,7 graus. No dia 17 de Dezembro de 2010 registaram-se 4 graus, no dia 12 de Janeiro de 2011 sentiram-se 4,1 graus e a 1 de Janeiro de 2005 verificaram-se 4,2 graus.

      Os 4,3 graus Celsius registados na noite passada são explicados pelos SMG com a forte monção de Inverno que está a influenciar o clima da região. O frio deverá manter-se ao longo do dia de hoje e as autoridades emitiram o alerta laranja para temperaturas baixas, recomendando que a população se agasalhe e tome medidas contra o tempo frio.

      O frio levou os Serviços de Saúde a alertarem para o risco de hipotermia. “Os Serviços de Saúde apelam aos residentes, especialmente, idosos e pessoas portadoras de doenças crónicas, para se prevenirem contra a hipotermia, prestando particular atenção ao uso de roupas adequadas contra o frio, bem como, apelam aos indivíduos ou às instituições responsáveis pelos cuidados dos idosos e doentes com doenças crónicas para aplicar as medidas adequadas de prevenção e cuidados, com vista a proteger a saúde destes grupos”, lê-se num alerta publicado há dias pelas autoridades. É aconselhado que as pessoas usem roupa adequada, mantenham a casa quente e com boa ventilação, bebam e comam alimentos e bebidas quentes de alto teor calórico e facilmente digeríveis e fiquem em casa ou em lugares com exposição solar.

      Enquanto Macau está em alerta laranja, o Centro de Abrigo de Inverno, situado na Rua Leste da Ilha Verde, n.º 34, Edifício do Bairro da Ilha Verde E1, mantém-se aberto. O Instituto de Acção Social informou que a Casa Corcel está a enviar assistentes sociais das equipas de serviço extensivo ao exterior para andarem em todas as zonas do território a convencer os sem-abrigo a entrar no Centro de Abrigo de Inverno e distribuir-lhes comida e roupas quentes.