Edição do dia

Segunda-feira, 26 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
13.9 ° C
15.9 °
13.9 °
72 %
5.7kmh
40 %
Dom
16 °
Seg
19 °
Ter
20 °
Qua
20 °
Qui
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Chegada do Metro Ligeiro à península marcada para 8 de Dezembro

      Chegada do Metro Ligeiro à península marcada para 8 de Dezembro

      Foi anunciado ontem que o Metro Ligeiro vai chegar à Estação da Barra no dia 8 de Dezembro. Esta é a primeira estação a abrir na península de Macau, fazendo a ligação com a Linha da Taipa. As tarifas também ajustadas, informaram as autoridades.

       

       

      O Metro Ligeiro vai chegar, pela primeira vez, à península de Macau no dia 8 de Dezembro, permitindo assim a ligação entre a Taipa e a Barra. A partida do primeiro metro ligeiro da Estação da Barra em direcção ao Terminal Marítimo da Taipa será às 6h30 da manhã do dia 8 de Dezembro.

      A informação foi adiantada ontem pela Sociedade do Metro Ligeiro de Macau, S. A.. Em comunicado, a empresa diz que “todos os testes dos metros ligeiros da extensão da Linha da Taipa até à Estação da Barra do Metro Ligeiro foram concluídos com sucesso” e, por isso, o serviço da Linha da Taipa do Metro Ligeiro irá ser estendido até à Estação da Barra.

      A acompanhar a informação sobre a chegada do Metro Ligeiro à península, a Sociedade do Metro Ligeiro avisa que a partir de 8 de Dezembro as tarifas serão ajustadas. “Os troços de travessia marítima entre a Estação da Barra e a Estação do Oceano e entre a Estação de Hengqin e a Estação do Lótus serão considerados respectivamente, no cálculo do número de estações, como duas estações para cobrança de tarifas”, explica a empresa. Assim, os novos preços, no que toca aos bilhetes simples para uso geral, vão das seis patacas – para quem percorre até três estações – até às 12 patacas – para que viaja entre 10 e 12 estações.

      As linhas de Seac Pai Van e de Hengqin também deverão começar a funcionar no próximo ano, segundo as previsões do Governo. Recorde-se que a operação do Metro Ligeiro iniciou-se em Dezembro de 2019, com a entrada em funcionamento da Linha da Taipa do Metro Ligeiro, que é a primeira linha do transporte por carril em operação em Macau. O orçamento global da obra do Metro Ligeiro é de cerca de 16,4 mil milhões de patacas, sendo que a Linha da Taipa custou um total de 11 mil milhões.

      O Governo está focado em resolver os problemas de trânsito da cidade através da aposta no Metro Ligeiro. “Acreditamos que o transporte por carril consegue resolver os problemas de trânsito de Macau”, afirmou Lam Hin San, director dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, em Maio do ano passado.

      Os dados disponíveis no site da Sociedade do Metro Ligeiro mostram que o número médio de passageiros por dia rondou os 6.800 no mês de Outubro. Em Setembro, houve uma média diária de 6.500 passageiros e em Agosto esse número foi o mais alto desde o início da pandemia: 9.150 passageiros por dia. No ano passado, o Metro Ligeiro registou as receitas de bilheteira mais baixas (pouco mais de 930 mil patacas) e o menor volume anual de passageiros (490 mil) desde que começou em operação.